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02/06/2018

A GESTÃO DA ESCOLA E A UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS

O projeto Gestão Escolar e Tecnologias (TIC) propôs desenvolver nos gestores escolares – incluindo neste rol os Supervisores de Ensino, Diretores de Escola, vice-diretores de escola e professores- coordenadores pedagógicos - a competência no uso das tecnologias de informação e comunicação, apoiando-os e propondo condições para que os professores possam incorporá-las à sua prática pedagógica. Desta foram, esperava-se utilizar estas tecnologias para facilitar a aquisição de habilidades e competências necessárias à vida cidadã pelos alunos.

O projeto baseou-se na articulação entre as práticas dos gestores, as teorias educacionais e a utilização das tecnologias de informação e comunicação, num processo de formação na ação, fundamentando-se na realidade da escola.

Visou desenvolver competências nos profissionais da rede estadual de forma a que desenvolvam autonomia e se apropriem da metodologia de formação proposta pelo projeto, dando continuidade a sua formação.

Este projeto articula-se ao Progestão (Programa de formação de gestores), atendendo às necessidades de capacitação de gestores para o uso das tecnologias de informação e comunicação na gestão escolar e no cotidiano da escola.

O curso consubstanciou-se em quatro módulos, num total de oitenta horas, sendo 32 horas presenciais.

As turmas, de 40 alunos, são monitoradas por dois supervisores da SEE/SP e um Assistente Técnico Pedagógico (ATP) do NRTE – Núcleo Regional de Tecnologia Educacional, já previamente capacitados para tal pela equipe de formadores da PUC/SP.

Os temas dos quatro módulos foram:
- Introdução ao curso Gestão Escolar e Tecnologias;
- A utilização das TIC na escola
- Debate sobre o uso das TIC
- TIC e projetos escolares

O projeto previu ainda ações pontuais e produtos finais mais abrangentes, utilizando aa TIC na gestão escolar.

Devemos nos lembrar, entretanto, que informação não é conhecimento, pois o conhecimento exige crítica, tem caráter humano, é mais amplo, mais profundo. Pressupõe uma estrutura que proporcione a capacidade de avaliar e incorporar novas experiências e informações. Assim, conhecimentos “derivam” de informações, e estas, “derivam” de dados.

Para gerar novos conhecimentos é necessário realizar ações sobre as informações disponíveis em um dado momento e contexto.

A criação de um ambiente informatizado, que objetive gerenciar os processos da escola deverá considerar os processos de trocas de informação e a cultura da escola.

Devemos ainda ponderar que a escola é um todo, com uma cultura organizacional própria e com objetivos específicos, os quais deverão ser considerados para a gestão das tecnologias de informação nesta escola.

Portanto, é preciso ter clareza e coesão da equipe sobre os objetivos pretendidos pela organização, pois o processo de implantação do uso das tecnologias de comunicação na gestão escolar precisa estar coerente com as expectativas de benefícios esperados pelos usuários.
 
Referências Bibliográficas
VIEIRA, A.THOMAZ. Funções e Papéis da Tecnologia. Disponível em http://www.gestores.pucsp.br. Capturado em 25/04/2005.

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