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25/10/2018

ELEMENTOS DE HIPERBUROCRATIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL - LICÍNIO C. LIMA

Introdução

A queda da burocracia, como tipo de organização que “penetrou gradualmente todas as

instituições sociais” (MOUZELIS, 1975, p. 18), foi prematuramente anunciada. E

prematuros se têm revelado, também, os discursos que garantem a emergência da

organização pós-burocrática, como alternativa capaz de superar boa parte das

caraterísticas que Max Weber reuniu na constelação de dimensões a que chamou

“burocracia”.

Ao invés, embora haja razões para admitir que algumas dimensões do “tipo-ideal”

weberiano se encontram em mutação ou até, eventualmente, em erosão, ou ainda sob

distintas formas de expressão na realidade, merecem ponderação os argumentos que

apontam para a intensificação, sem precedentes, de certas dimensões burocráticas. Com

efeito, outras categorias fundamentais de uma “autoridade racional legal”, que Weber

associou às necessidades de uma “administração de massa”, de tipo extensivo, típica de

uma alternativa consistente à “dominação tradicional” e à “dominação carismática”,

agora “baseada no saber” e no desenvolvimento da tecnologia e dos métodos

económicos (WEBER, 1964, p. 337-339), conhecem, atualmente, uma renovada e

amplificada presença empírica. O exagero, ou radicalização, de algumas das dimensões

organizacionais da burocracia - partindo da teorização do sociólogo alemão -, e

particularmente a sua potência, velocidade e capacidade de aceleração, através de fluxos

informacionais, da virtualização e da fluidificação típicas das tecnologias da informação

e comunicação (MARTINS, 2011, p. 334-342), podendo configurar uma “visão fáustica

da técnica e da ciência” orientada para a racionalidade instrumental, para a vontade de

poder e para o exercício de uma exponencial capacidade de controlo, em oposição a

uma “visão prometeica” ao serviço da emancipação (p. 37-69), são indícios que

justificam admitir a hiperburocracia como hipótese de trabalho. Tratar-se-á, em tal caso,

de uma burocracia aumentada, resultante de um processo de hibridização que ora perde,

ora mantém, certos traços da burocracia weberiana, que associa, eventualmente, novas

dimensões ao “tipo-ideal” original, que adquire novas e mais complexas propriedades

de extensão e de controlo, entre outras, induzidas por uma burocracia digital, ou

ciberburocracia. [...]

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