Páginas

05/10/2018

PENSAR A EDUCAÇÃO: REFORMA DO ENSINO MÉDIO, ANÍSIO TEIXEIRA, EDUCAÇÃO PARA TODOS, MILITARIZAÇÃO ESCOLAR, ACESSIBILIDADE NA ESCOLA, ENSINO APOSTILADO, PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E OUTROS



Ano 6 – Nº 215/ sexta-feira, 28 de setembro de 2018
As mudanças provocadas pela Reforma do Ensino Médio – José Ângelo Gariglio
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 24 de setembro realizou mais uma entrevista da série sobre as eleições de 2018. Recebemos o professor José Ângelo Gariglio para falar sobre a Reforma do Ensino Médio.

Anísio Teixeira: um Brasil popular contra a política profissional - Matheus da Cruz e Zica
Mostra que os problemas que enfrentamos atualmente não são de hoje. Paramos onde eles nos deixaram antes de 1964.

A lição que nos resta aprender – Aleluia Heringer
Em vez da experiência, entendida por Jorge Larrosa como aquela que nos passa, nos acontece e nos toca, vemos pessoas em trânsito, “nas nuvens”, indo e nunca chegando, nunca pertencendo, desprovidas de ideias e de causas.

Hora de ver quem se encontra comprometido com a educação de todas e todos – Carlos Henrique Tretel –
Não percamos o foco, que, a meu ver, deve ser o de pressionarmos os candidatos para que se comprometam com os planos de educação que se encontram aprovados em lei.

Militarização escolar – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda que comentou sobre as propostas de militarização de escolas.

Representatividade e acessibilidade no ambiente escolar – Pensando Bem – Paulo Henrique Santos Fonseca
Na coluna da semana, o diretor estadual do Sind-UTE/MG, professor Paulo Henrique Santos Fonseca, destaca a importância da discussão sobre pautas que dizem respeito às mulheres, à diversidade e à acessibilidade no ambiente escolar.

ENTREMEMÓRIAS
CEFET-MG: memória de uma jornada escolar – Bárbara Braga Penido Lima
Todos nós reclamávamos e amávamos aquele lugar. Eu reclamava demais, mas estava feliz por estudar ali.

LIVRE EXPRESSÃO
Réquiem para um professor: morte e vida sem cantina – Ivane Laurete Perotti
O gosto do desgosto ardia feito brasa. Que sujeitos eram aqueles? Que sujeito a escola queria? Que escola os sujeitos desejavam? Qual é o prato do dia na escola pública deste Brasil?

PESQUISA EM ANDAMENTO
A vigilância sobre o uso das tecnologias móveis na família e na escola. É proibido proibir? – Rômer Silva Castanheira
Com objetivo de compreender quais pressupostos são encontrados na construção dos discursos das famílias e da escola no que tange a proibição e vigilância por membros dessas duas instituições, no momento de interação de crianças com idades até 05 anos com aparatos tecnológicos, mais precisamente tecnologias móveis celular e tablet.

PESQUISA EDUCACIONAL
Sistema de ensino apostilado: um “Cavalo de Troia”? – Raquel de Melo Giacomini e Clarícia Otto – Revista Educação: Teoria e Prática (UNESP)
O objetivo do artigo é compreender a política utilizada para a implantação do Sistema Educacional Família e Escola (SEFE), em escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis (SC), entre 2009 e 2012.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Me faz um cafezinho? O valor dos Cafés Científicos – Thacyene Martinelli, Yolanda Assunção e Thiago Rosado – Observatório de Comunicação Pública da Ciência
Ele é um espaço das pessoas, para as pessoas e é o espaço onde vai ser discutido aquilo que as pessoas querem saber sobre questões da ciência

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Os 50 anos de ‘Pedagogia do Oprimido’, e o legado amoroso e libertador de Paulo Freire – Rede Brasil Atual
Para o diretor-pedagógico do instituto que leva o nome do pensador brasileiro, seu mais famoso livro trouxe uma nova visão para a perspectiva opressor e oprimido, e na relação entre professor e aluno.

AMÉRICA LATINA
Instituciones no se debilitarán si se investiga al Ejército, asegura López Obrador – El Sol de México – México
A cuatro años de la desaparición forzada de los 43 normalistas de Ayotzinapa, Andrés Manuel López Obrador devuelve la esperanza a los padres de los jóvenes.

PENSAR INDICA
A revista Nova Escola e o Instituto Palavra Aberta lançaram um Guia de Letramento Midiático. O Documento reúne dias para trabalhar em sala de aula e entender o que são as notícias falsas e como elas atuam nas redes e aplicativos. Além disso o guia ainda chama atenção para os gêneros textuais digitais, virais, sátiras, caça cliques e opiniões super-partidárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário