Páginas

21/11/2018

EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: CHAMADA DE ARTIGOS REVISTA ETD - EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL

Chamada de textos inéditos para compor o dossiê "Luto é verbo - Educação e Democracia" nas três línguas oficiais da revista ETD-Educação Temática Digital.

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/announcement

as submissões poderão ser feitas até o dia 15/02/2019.

Chamada pública para submissões em português, espanhol e inglês para compor o dossiê:

LUTO É VERBO – EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA

Uma vez vivendo em uma sociedade democrática contemporânea, saberíamos dizer quando essa democracia estaria em risco? Mas de que democracia estaríamos falando? Já não haveria paradoxos ou contradições entre os vários sentidos que esse conceito ganhou nas últimas décadas ao se ver conectado a outros desejos individuais e projetos sociais, ou mesmo a outros sentidos de liberdade a ele associados?

Processos políticos recentes, com ênfase na eleição presidencial brasileira finalizada há pouco, foram noticiados no mundo inteiro e entendidos como atrelados a uma eleição atípica justamente porque, segundo muitos analistas, nossa democracia estava e está sob risco. Tal risco era também acentuado por candidatos que participavam do pleito e passou a ser considerado por eleitores e manifestantes, no processo eleitoral. Outros analistas apontam que a crise da democracia é mundial e está intimamente associada às redes sociais e ao atual estágio do capitalismo.

Tendo este panorama em vista, cabe perguntar quais seriam os indícios de que a democracia estaria sendo reduzida ou eliminada e quais traços democráticos estariam enfraquecendo ou desaparecendo. Quais agentes, no âmbito do Estado ou fora dele, estariam atuando para este enfraquecimento ou desaparecimento? Qual o papel exercido pela agenda conservadora em suas diversas expressões e pretensões? De que formas os movimentos sociais e novos movimentos políticos se organizam?

A partir destes questionamentos surgem outros, igualmente importantes: como resistir? A que resistir? Ao lado de quem resistir? Quais as possibilidades, para além da resistência, de tornar a democracia ainda existente a expressão de novas possibilidades e potencialidades democráticas? Toda e qualquer luta pela democracia já traz em si um traço democrático? Como o ato de educar traduz-se em um gesto democrático e de que maneira as instâncias e instituições educativas atuariam aí? Quais lutas pela democracia são atinentes aos agentes da Educação?

Tais questões e perplexidades, bem como todas as demais que delas se desdobram, levam a Revista ETD-Educação Temática Digital a abrir chamada para a submissão de textos inéditos que, caso aprovados, virão a compor o dossiê “Luto é verbo – Educação e Democracia”.

O prazo de submissão no sistema da revista é 15 de fevereiro de 2019, tendo em vista a publicação do dossiê no mês de julho de 2019.

As normas para a submissão estão disponíveis no link:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/about/submissions

DUELO ES VERBO– EDUCACIÓN Y DEMOCRACIA

(En portugués la palabra duelo, "luto", tiene la misma ortografía que la primera persona del verbo luchar, yo lucho es "eu luto", lo que permite el doble significado de la frase "Luto é verbo", el cual ha sido muy utilizada por activistas brasileños pro-democracia)

Por vivir en una sociedad democrática contemporánea, sabríamos decir cuando esa democracia estaría en riesgo? Pero de que democracia estaríamos hablando? Ya no habría paradojas o contradicciones entre los distintos sentidos que ese concepto ganó en las últimas décadas al verse asociado a otros deseos individuales y proyectos sociales, o también a otros sentidos de libertad a el asociados?

Procesos políticos recientes, como la elección presidencial brasilera finalizada hace poco, fueron noticia en el mundo entero y entendidos como ligados a una elección atípica justamente porque, según muchos analistas, nuestra democracia estaba y está en riesgo. Tal riesgo era también acentuado por los candidatos que participaban de las elecciones y pasó a ser considerado también por electores y manifestantes del proceso electoral. Otros analistas creen que la crisis de la democracia es mundial y está intimamente asociada a las redes sociales y al estadio actual del capitalismo.

Considerando este panorama, cabe preguntarse cuales serían los indicios de que la democracia estaría siendo reducida o eliminada y cuales trazos democráticos estarían enflaqueciendo o desapareciendo. Cuales agentes, en el ámbito del Estado o fuera de él, estarían actuando para este debilitamiento o desaparición? Cuál es el papel ejercido por la agenda conservadora en sus diversas expresiones y pretensiones? De que forma los movimientos sociales y nuevos movimientos políticos se organizan?

A partir de estos cuestionamientos surgen otros, igualmente importantes: como resistir? A qué resistir? Junto a quién resistir? Cuáles posibilidades, además de la resistencia, tornarían a la democracia aún existente en expresión de nuevas posibilidades y potencialidades democráticas? Toda y cualquier lucha por la democracia trae en sí misma un trazo democrático? Cómo el acto de educar se traduce en un gesto democrático y de qué manera las instancias e instituciones educativas actuarían? Cuáles luchas por la democracia son pertinentes a los agentes de la Educación?

Tales cuestiones y perplejidades, como todas las demás que de ellas se desprenden, llevan a la Revista ETD –Educación Temática Digital a abrir un llamado para la presentación de textos inéditos que, en caso de ser aprobados pasarán a componer el dossier “Lucho es verbo – Educación y Democracia”.

El plazo de presentación en el sistema de la revista es el 15 de febrero de 2019, teniendo en consideración que la publicación del dossier será en el mes de julio de 2019.

Las normas para la presentación están disponibles en el link:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/about/submissions

MOURNING IS A VERB - EDUCATION AND DEMOCRACY

(In Portuguese the word mourning, “luto”, is the same word for the 1st person of the verb fight, I fight is “eu luto”, which allows the double meaning of the phrase “Luto é verbo”
which has been used a lot by Brazilian activists pro democracy).

Once living in a contemporary democratic society, would we know when this democracy would be at risk? But what democracy would we be talking about? There would be no paradoxes or contradictions between the various senses that this concept has gained in the last decades, when being connected to other individual desires and social projects, or even other senses of freedom associated with it?

Recent political processes, with an emphasis on the recently concluded Brazilian presidential election, were reported around the world and understood as linked to an atypical election precisely because, according to many analysts, our democracy was and is at risk. This risk was also accentuated by candidates who participated in the election and came to be considered by voters and protesters in the electoral process. Other analysts point out that the crisis of democracy is worldwide and is closely associated with social networks and the current stage of capitalism.

Bearing this panorama in mind, one must ask what would be the signs that democracy is being reduced or eliminated and what democratic traits are weakening or disappearing. Which agents, within or outside the State, would be acting for this weakening or disappearance? What role does the conservative agenda play in its various expressions and pretensions? In which ways do social movements and new political movements organize themselves?

From these questions, other ones equally important certainly arise: how to resist? What to resist? Alongside whom can one resist? What are the possibilities, beyond resistance, of making democracy still an expression of new possibilities and democratic potentialities? Does any struggle for democracy already have a democratic character? How is the act of educating translated into a democratic gesture and in what way would the educational institutions and institutions act there? Which struggles for democracy are related to the agents of Education?

These questions and perplexities, as well as all the others that unfold them, lead the Education Journal ETD-Educação Temática Digital to open a call for the submission of unpublished texts that, if approved, will be part of the dossier "Luto é verbo - Educação e Democracia".

The submission period in the journal's system is February 15, 2019, in view of the publication of the dossier in July 2019.

The rules for submission are available on the "news" link:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/about/submissions

Nenhum comentário:

Postar um comentário