Páginas

28/11/2018

PENSAR A EDUCAÇÃO: BARROCO MINEIRO, SERTÃO BRASILEIRO, ESCOLA SEM PARTIDO, MOVIMENTO NEGRO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, EAD NO ENSINO MÉDIO,


Ano 6 – Nº 223/ sexta-feira, 23 de novembro de 2018

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Estudando o barroco mineiro nas paisagens de Ouro Preto – Vagner Luciano de Andrade
Guias e educadores transpõem os cenários da cidade em busca de sinais a serem evidenciados e explicitados. Estes brincam de esconde-esconde entre ladeiras, becos de servidão, igrejas, capelas, cemitérios, museus com turistas encantados e deslumbrados.

Representações territoriais e o sertão brasileiro – Sidclay Pereira
É o início do sertão construído “de fora” para “dentro”. A percepção sobre a região iniciada com seus colonizadores gerou as suas representações desde então.

Escola Sem Partido – Pensando Bem – Feliciana Saldanha e Luiz Fernando
Na coluna desta semana Feliciana Saldanha (diretora estadual e coordenadora do departamento de Formação Política, Pedagógica e Sindical do Sind-UTE/MG) e Luiz Fernando (diretor estadual e coordenador da Subsede do Sind-UTE em Betim) rechaçam o projeto da Escola Sem Partido.

PESQUISA EDUCACIONAL
O movimento negro brasileiro e a Lei 10.639/03: da criação aos desafios para a implementação – Amilcar Pereira – Revista Contemporânea de Educação (UFRJ)
O artigo é discute o processo de criação da Lei 10.639/2003 como resultado da ação do movimento negro brasileiro, bem como refletir sobre os desafios presentes que se impõem ao processo de implementação desta legislação.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
O papel da ciência no desenvolvimento do País – Estadão
Como transformar a pesquisa universitária em benefícios diretos para a população?

MEC valida EAD para Ensino Médio e anuncia mudanças no Enem – Carta Educação
Mudanças estão dentro das Novas Diretrizes Curriculares do Ensino Médio, feitas para ancorar a reforma da etapa

PENSAR INDICA
O projeto TRILHAS é uma plataforma colaborativa pensada para professores alfabetizadores e estudantes de Pedagogia que desejam aprimorar seus conhecimentos com cursos referenciados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com a troca de experiências com educadores de todo o Brasil.

Adriana Duarte – Lançamento do volume 12, número 23 da revista Retratos da Escola. A nova edição traz o dossiê “(Des)democratização da Educação Brasileira”, organizado por Adriana Duarte, Leda Scheibe e por Catarina de Almeida Santos (UnB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário