Ano 6 – Nº 220/ quinta-feira, 01 de novembro de 2018
Fazer educação, fazer o Brasil – Wojciech Andrzej Kulesza
Sua aprovação inicial não foi devido à má educação do povo brasileiro, mas sim à deseducação, a falta de educação pública, gratuita e de qualidade para todos no Brasil.
Pensamento, regressão: crítica e autocrítica educacional em tempos cheios de esquinas – Alexandre Fernandes Vaz
A educação não é propriamente política, ensina Hannah Arendt, uma vez que ela é experiência entre adultos, iguais em direitos e possibilidades. A educação é, no entanto, além de formar para a política, um problema político.
Brasilidade, festas populares e saberes escolares: uma interseção necessária a partir da Lenda Urbana da Maria Papuda – Vagner Luciano de Andrade e Lídia Costa
É preciso cada vez mais evidenciar a cultura brasileira e a riqueza de nosso povo. Brancos, negros e indígenas compuseram durante mais de cinco séculos, um legado ímpar de reafirmação em termos de brasilidade e culturalidade.
Perspectivas para a educação – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre os resultados das eleições de 2018 e os impactos disso na educação.
Pela democratização da mídia – Pensando Bem – Paulo Henrique Fonseca
Na coluna desta semana a secretaria-geral do Fórum Mineiro pela Democratização da Comunicação – FNDC, Florence Poznanski fala do quão importante é acabar com o monopólio da mídia.
Memórias de alunos e alunas sobre a escola e o ensino de ciências e biologia – Parte III – Martha Marandino, Vinicius Santos e Barbara Milan
Dentre todas as experiências vividas na sala de aula do ensino básico, o que mais me marcou foram as aulas de biologia e simulados preparatórios para o vestibular.
À alma das flores professorais: uma metáfora sem dono – Ivane Laurete Perotti
Não se pode impedir o nascimento de espinhos, não se pode remendar o vento: ambos convivem em perfeita relação de poder no canteiro da natureza esperta.
Os perigos da escola sem partido – Karla Saraiva, Juliana Ribeiro de Vargas – Revista Teias (UERJ)
O objetivo deste artigo é problematizar os perigos que a disseminação das ideias do ESP pode (im)por à Educação, seja em relação à ação docente, seja em relação à formação das próximas gerações, a partir de um quadro teórico de orientação pós-estruturalista.
Não haverá futuro sem ciência – Forum Demos
A par de uma pauta fortemente regressiva em direitos humanos, é a falta de futuro para uma economia em crise.
SBPC manifesta preocupação com extinção do Ministério do Meio Ambiente – Jornal da Ciência
Em carta aberta a entidade solicita que o MMA e o MAPA permaneçam como ministérios integrados, mas independentes, e pede ainda que a posição do Brasil no Acordo de Paris seja ratificada.
Depois de ameaça, MPF recomenda ações contra assédio a professores – Rede Brasil Atual
Procurador fala em “censura prévia” e ameaça à liberdade de ensino, citando a Constituição
Nenhum comentário:
Postar um comentário