Páginas

20/12/2018

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO V. 23


Cara leitora, caro leitor,
É com satisfação que anunciamos o lançamento do bloco de dezembro do volume 23 da Revista Brasileira de Educação - RBE, com 10 artigos no total, sendo 05 artigos em português, 04 artigos em português/inglês e 01 em espanhol, além de 01 resenha e 01 texto na seção Espaço Aberto.

Neste último bloco de textos de 2018, foram reunidos textos que trabalham sob diferentes perspectivas teórica e metodológicas, temas e problemas do campo de pesquisa em educação, particulamente atravessados pelas questões das diferenças/ das desigualdades, das equidades, dos estilos de escritas que movimentam formas e expressões de narrar os conhecimentos no campo educacional e por questões referentes às estéticas das artes plásticas, da filosofia, da literatura, das experiências cotidianas, das histórias de vida, ou seja, da multiplicidade que vem significando pesquisar sobre as realidades educacionais no Brasil e no exterior.

Faz um ano que a RBE adotou a publicação avulsa e digital. Nesse novo formato, foram 132 artigos publicados, incluindo artigos submetidos e aprovados no ano de 2018. Portanto, há mais agilidade na divulgação dos artigos aprovados. A publicação avulsa e digital é uma das ênfases da produção e divulgação de conhecimentos e processos no contexto da ciência aberta.

Convidamos você a acessar a Revista e a/o estimulamos a encaminhar artigos de suas pesquisas que tenham afinidade com o escopo editorial da RBE.

Para ir ao site da Revista, basta clicar uma vez na imagem que segue.

Convidamos você a acessar a Revista e a/o estimulamos a encaminhar artigos de suas pesquisas que tenham afinidade com o escopo editorial da RBE.
A Comissão Editorial.

Lista dos artigos e resenha publicados no bloco dezembro:

A invisibilidade do trabalho real: o trabalho docente e as contribuições da ergonomia da atividade
Alves, Wanderson Ferreira

Relações intergovernamentais no exercício do PAR: redes semânticas tecidas para tipificar as bases federativas do regime de colaboração
Almeida, Emmanuelle Arnaud; Cabral Neto, Antonio

Por uma estetização da escrita acadêmica: poemas, cartas e diários envoltos em intenções pedagógicas
Moraes, Ana Cristina de; Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura

“Mais parece um saca-rolha que um caminho!”: identidades contingentes de pesquisadora em ciências biológicas a pesquisadora em ciências humanas
Silva, Patrícia Petitinga; Oliveira, Andréia Maria Pereira de; Souza, Elizeu Clementino de

Igualdade e diferença: uma discussão conceitual mediada pelo contraponto das desigualdades
Barros, José D’Assunção

Interseccionalidad, jóvenes “si sistema” y resistencia. Una mirada diferente del fracaso/abandono escolar
Vázquez-Recio, Rosa; López-Gil, Mónica

Professores iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência
André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de

Com Spinoza, pensando uma ciência ético-política e um referencial ético para a educação
Carvalho, Janete Magalhães

Literatura e formação: o prazer do texto entre as margens do sistema escolar
Fischer, Rosa Maria Bueno; Silva, Tatielle Rita Souza da

O acesso à educação superior e o fortalecimento da identidade negra
Marques, Eugenia Portela de Siqueira

ESPAÇO ABERTO
Figuras da crise: cidades e educação
Zordan, Paola Basso Menna Barreto Gomes; Silva, Marcio Tascheto da

RESENHA
La internacionalización de la universidad: debates globales, acciones regionales
Prados, María Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário