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18/05/2020

REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO - V. 36, N. 1 (2020) - RBPAE

Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico
científico editado pela ANPAE acaba de publicar seu último número em
https://seer.ufrgs.br/rbpae. Convidamos a navegar no sumário da revista
para acessar os artigos e itens de interesse.

Aproveitamos para convidar pesquisadores/as a submeterem artigos ao mais
novo dossiê temático da RBPAE, "Âmbito escolar e suas compreensões:
políticas públicas e seus desdobramentos", organizado pelos profs. Dra.
Maria Cecília de Souza Minayo (FIOCRUZ) e Dr. Renan Antônio da Silva
(UMC). O prazo de submissão foi estendido até 28 de junho de 2020.

Agradecemos seu interesse em nosso trabalho,

Marcelo Mocarzel & Sabrina Moehlecke
Editores da RBPAE

Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico
científico editado pela ANPAE
v. 36, n. 1 (2020): RBPAE - REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E
ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Sumário
https://seer.ufrgs.br/rbpae/issue/view/3958

Editorial
--------
Gestão democrática do ensino público: as regras do jogo no campo
educacional (9-14)
        Marilda Pasqual Schneider,      Simone Flach,   Marcelo Mocarzel,       Sabrina
Moehlecke

Dossiê: Gestão da educação básica em sistemas municipais de ensino:
entre constrangimentos da política e projetos locais
--------
Disputas por el derecho a la educación y la educación pública en América
Latina:  políticas, instituciones y sujetos en la gubernamentalidad
neoliberal (17-36)
        María Elena Martinez,   Viviana Isabel Seoane
Democratização da gestão do ensino público em sistemas municipais de
educação no Maranhão (37-55)
        Carlos André Sousa Dublante,    Maria José Pires Barros Cardozo
Gestão democrática do ensino público em municípios piauienses:
princípios, espaços e mecanismos de participação (56-74)
        Raimunda Maria da Cunha Ribeiro
Democracia e gestão democrática em sistemas municipais de ensino: a
realidade do Estado do Paraná (75-93)
        Simone de Fátima Flach
Gestão da educação em sistemas municipais de ensino no Tocantins:
tensionamento entre princípio e método democráticos (94-110)
        Rosilene Lagares,       Katia Cristina Ferreira Custódio Brito, Meire Lúcia
Andrade da Silva
A noção de Gestão Democrática e sua apropriação local: um estudo sobre
a legislação de municípios gaúchos (111-129)
        Rosimar Serena Siqueira Esquinsani,     Jarbas Dametto, Munir José Lauer
Desafios da gestão na escola pública paulista: a percepção do diretor
ingressante (130-152)
        Lúcio Leite de Melo,    Nonato Assis de Miranda
Princípios e mecanismos de participação e decisão em sistemas municipais
de ensino de Santa Catarina: uma leitura dos artefatos institucionais de
democratização da gestão educacional (153-176)
        Elton Luiz Nardi,       Marilda Pasqual Schneider,      Aline Bettiolo dos
Santos, Durlei Maria Bernardon Rebelatto
Gestão democrática do ensino público em Rio das Ostras (RJ): avanços e
retrocessos (177-196)
        Alzira Batalha Alcantara,       Marcia Lisboa Pfeil
Risieri Frondizi y Alberto Taquini (h): trayectorias y experticias dedicadas
a transformar la universidad argentina de mediados del siglo XX (197-215)
        Daniela Mercedes Wagner,        Maria Rosa Carbonari

Artigos
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Educação e participação: uma investigação das perspectivas teóricas
brasileiras (216-240)
        Tauã Carvalho de Assis, Maria da Glória Gohn
Tendências de precarização do ensino superior privado no Brasil (241-271)
        Carlos Eduardo Bielschowsky
Gestão democrática da educação, participação política e eleição de
diretores: uma análise a partir da experiência das ocupações de escolas
no Rio de Janeiro (272-292)
        Rafael Bastos Costa de Oliveira,        Virgínia Cecília da Rocha Louzada,      Paulo
David de Jesus Tostes dos Santos
Uma perspectiva sistêmico-discursiva sobre a mercantilização e a
estratégia de gestão do ensino superior (293-309)
        Victor Laus-Gomes,      Renata Andreoni
Reuni e seus impactos nas Instituições Federais de Educação Superior
(IFES): uma análise da admissão de docentes de 2007 a 2017 (310-335)
        Roberto Sousa Salles,   Eduardo Faernstein,     Mario Roberto Dal Poz,  Pablo
Silva Machado Bispo dos Santos
Políticas Públicas na Educação Ambiental e as Mudanças Climáticas
(336-356)
        Cristiane Gularte Quintana,     Dione Iara Silveira Kitzmann

Seção Especial
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PROEDES - Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade:
origens e desenvolvimento (357-381)
        Maria de Lourdes Favero

Marcelo Mocarzel, Editor
Sabrina Moehlecke, Editora Associada
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
http://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae




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