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03/12/2020
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO: DOSSIÊ ÂMBITO ESCOLAR E SUAS COMPREENSÕES - V. 36, N.3 (2020)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico
científico editado pela ANPAE acaba de publicar seu último número em
https://seer.ufrgs.br/rbpae.
Nele, apresentamos o dossiê "Âmbito escolar e suas compreensões",
organizados pelos professores Maria Cecilia Minayo (UFRJ), Pedro Demo (UnB)
e Renan Antônio da Silva (UMC).
Além disso, trazemos artigos nacionais e internacionais em fluxo contínuo
e uma emocionante homenagem ao professor Jorge Najjar, vice-presidente da
ANPAE que nos deixou recentemente. Seu último texto individual, adaptado de
seu Memorial de Professor Titular, traz um pouco de sua trajetória e de seu
legado para a educação.
Neste número, trazemos ainda a listagem de parecerista ad hoc de 2020, sem
os quais seria impossível fazer divulgação científica com qualidade.
Nossa gratidão.
Boa Leitura!
Marcelo Mocarzel
Editor
Sabrina Moehlecke
Editora Associada
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico
científico editado pela ANPAE
v. 36, n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e
Administração da Educação
Sumário
https://seer.ufrgs.br/rbpae/issue/view/4110
Editorial
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Âmbito escolar e suas compreensões: políticas públicas e seus
desdobramentos (805-812)
Maria Cecilia de Souza Minayo, Pedro Demo, Renan Antônio da Silva, Marcelo
Mocarzel, Sabrina Moehlecke
Dossiê: Âmbito escolar e suas compreensões: políticas públicas e seus
desdobramentos
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Formação, currículo discurso político (813-827)
Renan Antônio da Silva, Maria Cecília de Souza Minayo, Pedro Demo
Construcciones discursivas sobre el sujeto de la educación en la política
educativa APRENDER (828-846)
Camila Falkin, Nalú Farenzena
A relação entre políticas em educação e práticas escolares no ensino
médio integrado à educação profissional (847-868)
Rachel Costa Costa de Azevedo Mello, Jaqueline Moll
Política de municipalização: avaliação do desempenho escolar (869-888)
Thaís Conte Vargas, José Luís Bizelli, José Anderson Santos Cruz
BNCC e ENEM: possíveis diálogos (889-910)
Rogério Soares Cordeiro, Maria Santina Castro Morini
Àmubá: transformando a obrigatoriedade em oportunidade na Lei 10.639/2003
(911-927)
Eduardo Steindorf Saraiva, Fernanda Cássia Landim
Escola sob o olhar de alunos das “classes de aceleração”: um estudo de
representações sociais. (928-948)
Pedro Humberto Faria Campos, Marianna Jannuzzi Lopes, Sônia Regina Mendes
dos Santos
A atuação, no cenário da escola, limitada por práticas de gestão
empresarial (949-969)
Henri de Leão Motta, Jair Jonko Araujo
Edgar Morin e a educação integral: subsídios para essa associação
(970-989)
Diovane de César Resende Ribeiro, Wagner Wey Moreira
A conquista do direito das crianças à educação: da proposição à
materialização (990-1009)
Priscila Kelida Assis Galvão, Telma Aparecida Teles Martins
Silveira, Ivone Garcia Barbosa
Formação pedagógica no curso de Pedagogia: uma análise das políticas
públicas à luz da Teoria das Representações Sociais (1010-1028)
Clara Corrêa da Costa, Helenice Maia Gonçalves
O perfil educacional dos estudantes da educação a distância da UNIPAMPA
(1029-1045)
Mauricio Aires Vieira, Marilice Cortes, Ruhena Kelber Abrao
Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das
comunidades indígenas na educação em rede (1046-1067)
Luziana Quadros da Rosa, Marcio Vieira de Souza, Alexandra Okada
Programa escola acessível: a política e o âmbito escolar (1068-1087)
Edson Francisco de Andrade, Maviael Leonardo Almeida dos Santos
Crises na educação, representação e formação de professor: uma
contribuição do pensamento complexo na obra de Morin (1088-1107)
Maria de Fátima de Andrade Ferreira, Cinthia Maria Seibert Santos
Avaliação institucional participativa e o diálogo com as categorias de
Boaventura de Sousa Santos (1108-1127)
Mara Regina Lemes Sordi
Artigos
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Dedicação exclusiva na docência universitária em Angola: realismo ou
utopia? (1128-1152)
Fernandino João Pereira Leitão
Alocação de alunos por turmas em rede municipal de ensino: percepções de
diretores escolares (1153-1175)
Angela Maria Martins, Sanny Rosa, Sandra Maria Zákia Lian Sousa
A educação básica como direito no Brasil: uma análise das
determinações e paradoxos da legislação (1176-1195)
Sonara Maria Lopes de Oliveira, Jaqueline Delgado Paschoal
Solução educacional para o ensino médio? Análise da política de ensino
médio integral no estado do Rio de Janeiro (1196-1219)
Juliana Rodrigues de Oliveira Souza, Flavia Monteiro de Barros Araújo
Educação financeira: projeto Mulungú de fomento à economia doméstica em
uma comunidade do Jacintinho (1220-1247)
Rerisson Kaique Valentim, Kelly Christian Rodrigues, Natallya Levino
Gestão e transparência de dados educacionais na rede estadual paulista
(1995-2018): a hegemonia gerencial (1248-1272)
Eduardo Donizeti Girotto, João Victor Pavesi de Oliveira, Isabel Furlan
Jorge
Priorizar uma área não é matar outra?: uma análise discursiva de
necropolíticas no campo da educação e pesquisa (1273-1296)
Elisamar Pereira Martins, Gabriel Merlim Moraes Villela, Maria Cristina
Giorgi, Fabio Sampaio de Almeida
Ações afirmativas: análise comparativa de desempenho entre estudantes
cotistas e não cotistas em uma universidade pública (1297-1314)
André Ferreira, Raquel de Souza Corrêa, Thamires Domingos
Paredes, Márcio Moutinho Abdalla
A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do
tradutor e intérprete de Libras (1315-1335)
Ana Cristina Assunção Xavier Ferreira, Ana Valeria Marques Fortes Lustosa
Seção Especial
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Jorge Najjar: uma vida dedicada à educação e à formação (1336)
Romualdo Portela de Oliveira, Marcelo Mocarzel
Memorial para promoção a professor titular da Universidade Federal
Fluminense (1337-1371)
Jorge Najjar
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