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03/12/2020

REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO: DOSSIÊ ÂMBITO ESCOLAR E SUAS COMPREENSÕES - V. 36, N.3 (2020)

Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE acaba de publicar seu último número em https://seer.ufrgs.br/rbpae. Nele, apresentamos o dossiê "Âmbito escolar e suas compreensões", organizados pelos professores Maria Cecilia Minayo (UFRJ), Pedro Demo (UnB) e Renan Antônio da Silva (UMC). Além disso, trazemos artigos nacionais e internacionais em fluxo contínuo e uma emocionante homenagem ao professor Jorge Najjar, vice-presidente da ANPAE que nos deixou recentemente. Seu último texto individual, adaptado de seu Memorial de Professor Titular, traz um pouco de sua trajetória e de seu legado para a educação. Neste número, trazemos ainda a listagem de parecerista ad hoc de 2020, sem os quais seria impossível fazer divulgação científica com qualidade. Nossa gratidão. Boa Leitura! Marcelo Mocarzel Editor Sabrina Moehlecke Editora Associada Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE v. 36, n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Sumário https://seer.ufrgs.br/rbpae/issue/view/4110 Editorial -------- Âmbito escolar e suas compreensões: políticas públicas e seus desdobramentos (805-812) Maria Cecilia de Souza Minayo, Pedro Demo, Renan Antônio da Silva, Marcelo Mocarzel, Sabrina Moehlecke Dossiê: Âmbito escolar e suas compreensões: políticas públicas e seus desdobramentos -------- Formação, currículo discurso político (813-827) Renan Antônio da Silva, Maria Cecília de Souza Minayo, Pedro Demo Construcciones discursivas sobre el sujeto de la educación en la política educativa APRENDER (828-846) Camila Falkin, Nalú Farenzena A relação entre políticas em educação e práticas escolares no ensino médio integrado à educação profissional (847-868) Rachel Costa Costa de Azevedo Mello, Jaqueline Moll Política de municipalização: avaliação do desempenho escolar (869-888) Thaís Conte Vargas, José Luís Bizelli, José Anderson Santos Cruz BNCC e ENEM: possíveis diálogos (889-910) Rogério Soares Cordeiro, Maria Santina Castro Morini Àmubá: transformando a obrigatoriedade em oportunidade na Lei 10.639/2003 (911-927) Eduardo Steindorf Saraiva, Fernanda Cássia Landim Escola sob o olhar de alunos das “classes de aceleração”: um estudo de representações sociais. (928-948) Pedro Humberto Faria Campos, Marianna Jannuzzi Lopes, Sônia Regina Mendes dos Santos A atuação, no cenário da escola, limitada por práticas de gestão empresarial (949-969) Henri de Leão Motta, Jair Jonko Araujo Edgar Morin e a educação integral: subsídios para essa associação (970-989) Diovane de César Resende Ribeiro, Wagner Wey Moreira A conquista do direito das crianças à educação: da proposição à materialização (990-1009) Priscila Kelida Assis Galvão, Telma Aparecida Teles Martins Silveira, Ivone Garcia Barbosa Formação pedagógica no curso de Pedagogia: uma análise das políticas públicas à luz da Teoria das Representações Sociais (1010-1028) Clara Corrêa da Costa, Helenice Maia Gonçalves O perfil educacional dos estudantes da educação a distância da UNIPAMPA (1029-1045) Mauricio Aires Vieira, Marilice Cortes, Ruhena Kelber Abrao Escolarização aberta com RRI para uma participação significativa das comunidades indígenas na educação em rede (1046-1067) Luziana Quadros da Rosa, Marcio Vieira de Souza, Alexandra Okada Programa escola acessível: a política e o âmbito escolar (1068-1087) Edson Francisco de Andrade, Maviael Leonardo Almeida dos Santos Crises na educação, representação e formação de professor: uma contribuição do pensamento complexo na obra de Morin (1088-1107) Maria de Fátima de Andrade Ferreira, Cinthia Maria Seibert Santos Avaliação institucional participativa e o diálogo com as categorias de Boaventura de Sousa Santos (1108-1127) Mara Regina Lemes Sordi Artigos -------- Dedicação exclusiva na docência universitária em Angola: realismo ou utopia? (1128-1152) Fernandino João Pereira Leitão Alocação de alunos por turmas em rede municipal de ensino: percepções de diretores escolares (1153-1175) Angela Maria Martins, Sanny Rosa, Sandra Maria Zákia Lian Sousa A educação básica como direito no Brasil: uma análise das determinações e paradoxos da legislação (1176-1195) Sonara Maria Lopes de Oliveira, Jaqueline Delgado Paschoal Solução educacional para o ensino médio? Análise da política de ensino médio integral no estado do Rio de Janeiro (1196-1219) Juliana Rodrigues de Oliveira Souza, Flavia Monteiro de Barros Araújo Educação financeira: projeto Mulungú de fomento à economia doméstica em uma comunidade do Jacintinho (1220-1247) Rerisson Kaique Valentim, Kelly Christian Rodrigues, Natallya Levino Gestão e transparência de dados educacionais na rede estadual paulista (1995-2018): a hegemonia gerencial (1248-1272) Eduardo Donizeti Girotto, João Victor Pavesi de Oliveira, Isabel Furlan Jorge Priorizar uma área não é matar outra?: uma análise discursiva de necropolíticas no campo da educação e pesquisa (1273-1296) Elisamar Pereira Martins, Gabriel Merlim Moraes Villela, Maria Cristina Giorgi, Fabio Sampaio de Almeida Ações afirmativas: análise comparativa de desempenho entre estudantes cotistas e não cotistas em uma universidade pública (1297-1314) André Ferreira, Raquel de Souza Corrêa, Thamires Domingos Paredes, Márcio Moutinho Abdalla A política de inclusão escolar para o aluno surdo na perspectiva do tradutor e intérprete de Libras (1315-1335) Ana Cristina Assunção Xavier Ferreira, Ana Valeria Marques Fortes Lustosa Seção Especial -------- Jorge Najjar: uma vida dedicada à educação e à formação (1336) Romualdo Portela de Oliveira, Marcelo Mocarzel Memorial para promoção a professor titular da Universidade Federal Fluminense (1337-1371) Jorge Najjar

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