Maio é um mês-chave quando pensamos no calendário escolar, não é mesmo? É o momento em que se começa a avistar o final do semestre, em meio a preparativos para grandes iniciativas como as festas juninas (e julinas!), que costumam mobilizar as equipes escolares em diferentes frentes. Tudo isso em um 2022 em que ainda é preciso lidar com os muitos desafios relacionados às defasagens de aprendizagem dos estudantes, causadas durante a pandemia. Por isso, os conteúdos que publicamos ao longo do último mês buscaram abordar questões relacionadas a metodologias ativas e estratégias diversificadas de ensino, com foco na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), sem deixar de lado os conteúdos sobre as festividades que vêm por aí em junho – e como elas podem render propostas e experiências ricas tanto na Educação Infantil quanto no ciclo da alfabetização. A seguir, confira uma seleção do que foi destaque da Nova Escola em maio: 2. Como colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos? 3. Formação continuada: apoie a equipe para colocar em prática a Aprendizagem Baseada em Projetos 4. Como realizar a avaliação ao longo de um projeto? 5. Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil 6. Festa Junina: 3 sugestões para avançar na alfabetização e valorizar a cultura popular 7. Festa Junina: Explore a cultura popular na alfabetização matemática 10. Educação Física: os desafios e as possibilidades no retorno ao presencial Esses são só alguns dos conteúdos da Nova Escola especialmente produzidos para os educadores de escolas públicas brasileiras. Clique no botão abaixo, e acesse gratuitamente outras reportagens e colunas, sobre temas como recomposição de aprendizagens, estratégias para Anos Finais do Ensino Fundamental, Educação financeira e muito, muito mais:
| |||
Nenhum comentário:
Postar um comentário