Ano 5 - Nº 160 / sexta-feira, 19 de maio de 2017
EDITORIAL
A Imprensa e o golpe: relações educativas no movimento da história
O escritor mineiro Bernardo Guimarães publicou, em 1865, um longo poema sob o emblemático título de “Dilúvio de Papel”. Nele, o narrador é assolado pelo pesadelo de ver o fim do mundo, invadido por um dilúvio de papel. O poeta remetia ao crescimento exponencial do número de jornais brasileiros nas décadas anteriores e, ao mesmo tempo, mostrava grande ceticismo quanto à possibilidade de as folhas cumprirem suas promessas de ilustração e esclarecimento da população. Não por acaso, pergunta: “Oh! século dezenove, Ó tu, que tanto reluzes, És o século de papel?!...”. Leia mais.
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No dia 22 de maio o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil receberá o professor Santer Alves de Matos, diretor do Centro Pedagógico da UFMG. Vamos conversar sobre o lugar da instituição na relação da Universidade com a Cidade.
No dia 22 de maio o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil receberá o professor Santer Alves de Matos, diretor do Centro Pedagógico da UFMG. Vamos conversar sobre o lugar da instituição na relação da Universidade com a Cidade.
Segunda também tem a Agenda da Educação, as colunas Educação em Pauta e Pensando Bem e a sessão especial Jovem Protagonista.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.
ENTREVISTA
O desmonte da educação no governo Temer - Professora Analise da Silva
Desde que assumiu provisoriamente o governo federal, Michel Temer e sua equipe tomou atitudes que afetam os caminhos da educação no Brasil. Para além da Reforma do Ensino Médio e do corte de gastos na educação definido pela PEC 55, o MEC interferiu em importantes estruturas deliberativas e de representação popular como o Conselho e o Fórum Nacional de Educação. No último programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil, a professora Analise da Silva discutiu essas ações.
CONVITE À LEITURA
O que podemos aprender com o filme: Eu, Daniel Blake - Roberta Poltronieri - EXCLUSIV
O filme permite dialogar com a obra “O Processo”, de Franz Kafka, livro que conta a história de Josef. K. que, preso sem saber o motivo, sofre com a injustiça, ou com a falta de justiça propriamente dita, ao ser processado sem saber o porquê.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
Blog do Pensar
Pela preservação do ecossistema escolar! - Aleluia Heringer Lisboa - EXCLUSIVO
Uma aula é uma sucessão de microinterferências, deslocamentos, cisões e relações, tanto de parcerias e cooperação como de disputas e tensões.
A casa caiu! E a Universidade? Yolanda Assunção - EXCLUSIVO
E a universidade no cenário atual? Deveriam as instituições de Ensino Superior escolher um lado da disputa, entrincheirar-se e defender-se dos ataques?
E a universidade no cenário atual? Deveriam as instituições de Ensino Superior escolher um lado da disputa, entrincheirar-se e defender-se dos ataques?
Reformas trabalhista - Pensando Bem - Beatriz Cerqueira (Sind-UTE/MG)
Esta semana a coordenadora geral do Sind-UTE Minas, Beatriz Cerqueira fala da Reforma Trabalhista que está no Senado e ressalta o desemprego maior entre as mulheres.A coluna Pensando Bem é uma parceria do PEPB com o Sind-UTE Minas.
Esta semana a coordenadora geral do Sind-UTE Minas, Beatriz Cerqueira fala da Reforma Trabalhista que está no Senado e ressalta o desemprego maior entre as mulheres.A coluna Pensando Bem é uma parceria do PEPB com o Sind-UTE Minas.
PLANOS DE VISTA
Todos pela educação. Todos? - Carlos Henrique Tretel - EXCLUSIVO
Somos todos mesmo, Priscila, pela educação? A Rede Globo também?
ENTREMEMORIAS
História da infância, história na infância: a primeira leitura - Fabiana da Silva Viana - EXCLUSIVO
Desde o jardim de infância sempre gostei de ir à escola, mas foi quando consegui uma vaga na escola onde meu pai e meus tios estudaram, que fiquei ainda mais animada.
PLANOS DE VISTA
Todos pela educação. Todos? - Carlos Henrique Tretel - EXCLUSIVO
Somos todos mesmo, Priscila, pela educação? A Rede Globo também?
ENTREMEMORIAS
História da infância, história na infância: a primeira leitura - Fabiana da Silva Viana - EXCLUSIVO
Desde o jardim de infância sempre gostei de ir à escola, mas foi quando consegui uma vaga na escola onde meu pai e meus tios estudaram, que fiquei ainda mais animada.
PESQUISA EDUCACIONAL
BORGES, Angélica - A fiscalização que mais se deseja: a inspeção do ensino na Capital do Império Brasileiro - Revista Linhas (UDESC)
Este artigo analisa o funcionamento do serviço de inspeção da instrução na Capital do Império, Rio de Janeiro, a partir da instituição da Lei Geral do Ensino de 1827, da lei que regulou as Câmaras Municipais em 1828 e do Regulamento de Instrução Primária e Secundária da Corte de 1854. A reflexão dá ênfase às tensões e disputas produzidas no exercício da inspeção ou pela submissão desse serviço ao “desleixo e abandono”, em um momento em que se atribuía a ele a solução para muitos problemas da instrução pública, bem como um papel estratégico no interior de um projeto civilizador por meio da escolarização da população.
BORGES, Angélica - A fiscalização que mais se deseja: a inspeção do ensino na Capital do Império Brasileiro - Revista Linhas (UDESC)
Este artigo analisa o funcionamento do serviço de inspeção da instrução na Capital do Império, Rio de Janeiro, a partir da instituição da Lei Geral do Ensino de 1827, da lei que regulou as Câmaras Municipais em 1828 e do Regulamento de Instrução Primária e Secundária da Corte de 1854. A reflexão dá ênfase às tensões e disputas produzidas no exercício da inspeção ou pela submissão desse serviço ao “desleixo e abandono”, em um momento em que se atribuía a ele a solução para muitos problemas da instrução pública, bem como um papel estratégico no interior de um projeto civilizador por meio da escolarização da população.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Pint of Science 2017 - Thayse Menezes e Yolanda Assunção - EXCLUSIVO
A informalidade e a descontração são pontos-chave para o Pint of Science.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
A universidade pública à serviço da cidade - Yolanda Assunção - EXCLUSIVO
A universidade é constantemente interpelada pela cidade, em diversas dimensões como transporte, moradia, riscos socioambientais, etc.
Ministro da Educação afirma que Fies será reformulado - Painel Acadêmico
Em audiência no Senado, Mendonça Filho também admitiu que Ciências Sem Fronteiras não será retomado, pois não é um programa que atende aos mais pobres.
Em audiência no Senado, Mendonça Filho também admitiu que Ciências Sem Fronteiras não será retomado, pois não é um programa que atende aos mais pobres.
Leia mais.
AMÉRICA LATINA
Presidenta interina de UPR pide intervención de la Policía - El Vocero, Puerto Rico
La presidenta interina de la Universidad de Puerto Rico (UPR), Nivia Fernández,
PENSAR INDICA
Como o próprio nome diz, a Oficina de Imagens começou o seu trabalho nos campos da comunicação e da educação pela leitura e experimentação com as imagens. Criada em 1997, a instituição tornou-se uma referência quando se trata de iniciativas voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Além do território brasileiro, hoje a Oficina de Imagens também desenvolve iniciativas que repercutem em países do MERCOSUL, como Bolívia e Argentina.
Como o próprio nome diz, a Oficina de Imagens começou o seu trabalho nos campos da comunicação e da educação pela leitura e experimentação com as imagens. Criada em 1997, a instituição tornou-se uma referência quando se trata de iniciativas voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Além do território brasileiro, hoje a Oficina de Imagens também desenvolve iniciativas que repercutem em países do MERCOSUL, como Bolívia e Argentina.
INDICAÇÃO DO LEITOR
Gephe FaE - IV Seminário Interinstitucional (UFMG/PUC-SP/UFPR) - Diálogos sobre a história da educação dos sentidos e das sensibilidades.
Participe do nosso jornal enviando sua indicação para o e-mail:jornalpepb@gmail.com
OPINIÃO DO LEITOR
EUGÊNIO MAGNO – em 15/05/2017 (CONVITE À LEITURA – Edição 159 – 12/05/2017 - O Estado e suas formas contemporâneas de intervenção pública:
anotações acerca do filme “Eu, Daniel Blake” - CONVITE À LEITURA)
Muito bom! Gostei muito do filme também. Reproduzi o texto no meu blog, com os devidos créditos. Abraços.
JOAQUIM RAMOS – em 13/05/2017 (CONVITE À LEITURA – Edição 159 – 12/05/2017 - O Estado e suas formas contemporâneas de intervenção pública:
anotações acerca do filme “Eu, Daniel Blake” - CONVITE À LEITURA)
Parabéns pelo texto! Muito me tocou!
JOÃO VICTOR OLIVEIRA – em 17/05/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE - Edição 159 – 12/05/2017 - Refutando o Projeto “Escola sem Partido”)
Excelente!
PAULO H RODRIGUES – em 16/05/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE - Edição 159 – 12/05/2017 - Refutando o Projeto “Escola sem Partido”)
Ótimo artigo!
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