Ano 5 - 175 / sexta-feira, 22 de setembro de 2017
EDITORIAL
Educação Inclusiva
Na educação brasileira os anos de 1980 e 1990 foram marcados pelas palavras de ordem “educação democrática” e “educação para a cidadania”. Pretendia-se com elas, dentre outras coisas, demarcar uma educação que contribuísse para a superação do autoritarismo que marcou a Ditadura civil-militar e, ao mesmo tempo, formasse os sujeitos para a “invenção democrática” da sociedade, para utilizar uma expressão do Claude Lefort. Leia mais.
Inclusão em sala de aula – Professora Luciana Chaves O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 18 de setembro recebeu a professora Luciana Chaves, da Rede Municipal de Belo Horizonte. A professora falou do trabalho de Atendimento Educacional Especializado realizado em quatro escolas municipais onde atende diversos estudantes com diferentes necessidades especiais.
CONVITE À LEITURA
Dialética do esclarecimento: 70 anos – Alexandre Fernandez Vaz
É isso a que o livro nos convida: persistir na análise crítica do presente. Desafio dos grandes, mas que precisa ser enfrentado. Convite que permanece.
EDUCAÇÃO EM DEBATE EJA: Avaliando o quê – Dalvit Greiner
Na Educação de Jovens e Adultos estão também aqueles que retornaram recentemente à escola. Estão se refazendo de uma sociedade que os discrimina pelo fato de não terem um certificado de ensino fundamental.
Um Diálogo Sobre o Suicídio – Marcelo Silva de Souza Ribeiro
Confesso que me sinto incomodado ao abordar a temática suicídio, mas não tem nada a ver com o errôneo entendimento que leva o tema a ser, eventualmente, um tabu.
Intolerância e Ensino religioso – Educação em Pauta – Marcus Taborda Nas últimas semanas, terreiros, centros de Umbanda e outros espaços de culto religioso de matriz africana de todo o Brasil foram atacados por fundamentalistas cristãos. A situação destaca o lugar do Ensino religioso nas escolas básicas. Na coluna desta semana, o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre a relação da tolerância religiosa e a escola. Ouça.
Sucateamento dos Serviços Públicos – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira O Sind-UTE/MG, movimentos sociais e entidades sindicais que representam servidoras e servidores públicos municipais, estaduais e federais participam da Campanha em Defesa dos Serviços e dos Servidores Públicos e contra as Privatizações. Na coluna de hoje a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, falou sobre as consequências da privatização para a população brasileira. A presidenta da CUT/MG deixou claro que a luta em defesa dos serviços e dos servidores públicos não se resume aos sindicatos.
ENTREMEMÓRIAS Quando o intelectual falava à inteligência e ao coração – Ana Paula Sampaio Caldeira
Discutir questões pedagógicas, assumir cargos ligados à instrução pública ou atuar escrevendo livros didáticos ou produções literárias voltadas para a formação cívica da infância e da juventude não era, para esses homens, uma atividade secundária.
PESQUISA EDUCACIONAL BARRA, Valdeniza Maria Lopes – O serviço de inspeção escolar e a funcionarização pública da profissão docente no século XIX – Revista Linhas (UDESC) Ao tratar a normatização da inspeção, também evidencia aspectos da funcionarização pública da docência. Sentidos da instituição da inspeção também desvelam processos da constituição do trabalho do professor. O empreendimento do estado no controle da instituição escolar se efetiva em procedimentos diferentes no tratamento de temas comuns em províncias diferentes.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL Participação dos estudantes na escola – Porvir Saiba como envolver adolescentes e jovens nas decisões da escola e promover uma cultura de participação capaz de ampliar o engajamento, promover a aprendizagem, melhorar a educação e contribuir para a democracia
PENSAR INDICA
A plataforma Criativos da Escola encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe são os pilares centrais deste projeto que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades. No site, o projeto disponibiliza gratuitamente material de apoio ao educador baseado em 4 passos – Sentir, Imaginar, Fazer e Compartilhar – e diversas atividades. A iniciativa faz parte do Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 57 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo.
Academia Mineira de Letras – Entre os dias 25 e 27 de setembro, a Academia Mineira de Letras realiza o evento Literatura e Quadrinhos – Diálogos Possíveis, com a presença de escritores, ilustradores, pesquisadores e teóricos do cenário mineiro de histórias em quadrinhos e literatura.
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