Pesquise neste site

13/08/2018

DICAS PARA UMA BOA APRESENTAÇÃO ACADÊMICA



Esse texto foi escrito por Thiago Araujo, pós-doutorando pelo Asia Pacific Center for Theoretical Physics, Coréia do Sul. Twitter: @thiagrr

Boa parte da atividade científica consiste em assistir e falar sobre as pesquisas nos mais diversos graus de profundidade e os aspectos sociológicos são frequentemente ignorados (sobretudo no começo da carreira). No entanto, é importante reconhecer que as palestras são parte fundamental na formação e consolidação de colaboradores, divulgação de resultados, ensino, entrevistas de postdoc, concursos, pedido de financiamento e etc. Pra algo tão frequente e importante, a primeira suposição é de que a maior parte dos acadêmicos tenham um talento acima da média para falar em público.

Infelizmente, a verdade é que a maior parte das apresentações que você já assistiu e vai assistir nas universidades são simplesmente uma droga. Não importam os anos de experiencia e, pra ser sincero, acho que muitos palestrantes ficam piores com o tempo: 1) eles não tem mais as preocupações do início da carreira; 2) sua coleção de puxa-sacos sempre os elogiará. O pior de tudo? Talvez suas próprias apresentações sejam assim.

Leia o texto completo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...