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10/10/2018

PENSAR A EDUCAÇÃO: REFORMA DO ENSINO MÉDIO, INTERDISCIPLINARIDADE, SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO, TODOS PELA EDUCAÇÃO, AVALIAÇÃO, AGENDA DO CLIMA, QUALIDADE EM EDUCAÇÃO, SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS






Ano 6 – Nº 216/ sexta-feira, 05 de outubro de 2018

Mais um não – Wojciech Andrzej Kulesza

A reforma autoritária do ensino médio imposta pelo atual governo exacerbou essa distinção ao propor um itinerário exclusivamente profissional de formação após uma base comum extremamente precária no que se refere às ciências.

Contextualização de diferentes saberes e fazeres: a interdisciplinaridade numa articulação pedagógica– Vagner Luciano de Andrade e Fernanda Aparecida Peixoto
É preciso evidenciar que saberes e fazeres encontram-se numa contínua e dinâmica interação no âmbito da contemporaneidade.

O sistema político brasileiro – Pensando Bem – Paulo Henrique Santos Fonseca
Na coluna da semana, o cientista político Lucas Cunha, pesquisador do Centro de Políticas Legislativas da UFMG, faz uma análise do nosso sistema político e diz que a democracia no Brasil tem problemas e virtudes. Ele também critica o sistema judiciário brasileiro.

E o governador o que pode fazer pela educação? – Todos Pela Educação
Entenda o papel do governo na Educação e conheça exemplos do que cobrar dos candidatos nas Eleições – e depois delas.

Avaliações de risco – Ivane Laurete Perotti
No muro das lamentações escolares, um professor escreve: Para quem avalio o que avalio? A escrita em letras trêmulas “não pegou bem”!

O que as agendas de clima e ciência dizem sobre o Congresso – Jornal Nexo
Embora programas partidários pareçam definir comportamento parlamentar, a presença ou não de interesses econômicos organizados pode afetar decisões no país.

Brasil não precisa ficar rico para dar salto de qualidade na educação, diz diretor da OCDE – Uol Educação
Em entrevista à BBC News Brasil, Schleicher diz que, mesmo num cenário de dificuldades fiscais e alta taxa de desemprego, o caminho para o desenvolvimento brasileiro precisará passar, inevitavelmente, pela educação.

A ONG Associação Imagem Comunitária (AIC) publicou uma cartilha sobre as experiências de implantação e uso de salas de recursos multifuncionais e como elas são importantes para o desenvolvimento de práticas de inclusão na educação.

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