Está no ar o número especial da Revista Brasileira de Educação Básica sobre Educação e Democracia. A edição organizada por Otávio Henrique da Silva e Marina Murphy Diniz apresenta um conjunto de textos entre relatos de experiências e artigos a respeito de experiências vividas por educadores(as) ao longo do Missão Pedagógica no Parlamento e reflexões sobre a escola e qual educação queremos.
Os textos buscam discutir questões fundamentais na narrativa de uma concepção progressista da educação e da promoção do cotidiano escolar em resistência a um discurso autoritário, propondo o diálogo na busca da construção de relações pedagógicas pautadas nos princípios éticos, estéticos, políticos e democráticos.
A edição especial da RBEB traz o texto Queremos educação para democracia?, escrito por Marina Muphy Diniz que propõe uma reflexão a respeito das relações autoritárias a que estamos habituados no ambiente escolar. Otavio Henrique Ferreira da Silva debate a temática Educar para a cidadania: o que diz a legislação brasileira? e realiza uma discussão a respeito da legislação educacional e os documentos norteadores do papel da escola. O artigoTeoria e praxis na educação para direitos humanos, de autoria de João Paulo Lisbão Nanô, demonstra a importância da valorização dos direitos humanos no cotidiano escolar.
No artigo O privatismo como obstáculo à educação para a democracia, Marcelo Oliveira Souza reflete sobre a interferência de corporações em escolas públicas, enquanto no textoEnsinar e Viver o que é Democracia numa Escola do Ensino Médio, o professor Alessandro Cavassin Alves relata sua experiência com a implementação do projeto "Missão Pedagógica no Parlamento" em sua escola. O desafio de promover a integração do conhecimento com o protagonismo dos educandos, é o texto da professora Alessandra Soto, que analisa uma experiência pedagógica que visa o fortalecimento da educação para democracia.
Em Sujeito Integral para uma escola em tempo integral: uma visão freireana para a educação integrada em Ibirité-MG, os(as) professores(as) Franciele Bessa, Juarez Melgaço e Thaís Andrade nos apresentam a experiência em que alunos realizam atividades no contraturno em consonância ao Programa Novo Mais Educação. A formação de sujeitos de direitos: o Projeto Mulheres Inspiradoras e o poder transformador da educação, de Gina Vieira Ponte de Albuquerque relata o percurso de um trabalho de empoderamento feminino aliado ao desenvolvimento das capacidades leitora e escritora em alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
Além dos textos, a edição especial também apresenta duas resenhas. A primeira foi escrita pelo professor Dr. Ademilson de Sousa Soares da UFMG sobre o livro Educação para democracia: relatos inspiradores das professoras e professores do Brasil, escrito por professores(as) do Brasil. A segunda resenha, escrita pela professora Marize Marques de Freitas, analisa o livro A garotada ocupando a representação política, que apresenta relatos de experiências sobre ações de sensibilização políticas de crianças e jovens do Ensino Fundamental.
Também publicamos a entrevista em vídeo Escola Cidadã: educando para a democraciaonde professores e alunos falam sobre a relação da educação e política, práticas e experiências no ambiente escolar e o potencial que uma vivência democrática pode exercer sobre os sujeitos, dentro e fora da escola.
Desejamos a todos uma ótima leitura e que as práticas que resultaram em artigos nesta edição possam contribuir com as práticas dos nossos leitores, professores, estudantes das licenciaturas e pesquisadores da educação.
Até a próxima edição!
A RBEB é um periódico eletrônico, trimestral de acesso livre, que tem o propósito de promover o reconhecimento da autoria de professoras e professores da escola básica, a divulgação de boas práticas e de pesquisa relacionadas à educação básica.
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