Pesquise neste site

03/12/2018

LIMITES AOS FILHOS

Pais que não põem limites a si mesmos criam reis e princesas - a inversão de ordem na “modernidade”

“Para o psicólogo Leo Fraiman, não estamos vivendo uma época de filhos sem limites, mas de pais sem limites. Pais que trabalham, fazem MBA, cabala, yoga, terapia, hipismo, reuniões, ginástica, línguas, usam Facebook, Whatsapp, Instagram, Tinder, Linkedin, tudo ao mesmo tempo. Vivemos numa era de pais assumindo compromissos excessivos, e é claro, quando estes chegam em casa, acham que educar uma criança dá trabalho. Se antes os filhos queriam ser como os pais, hoje temos pais que imitam e se comportam como os filhos.

O Leo diz que o índice de pais afirmando serem os melhores amigos dos filhos é alarmante. Um fator que vem deixando essas crianças órfãs de pais vivos. No entanto, esses filhos terão amigos o suficiente. Pai e mãe, não. Os pais, quando priorizam a relação de amizade ao invés da relação de autoridade, acabam sendo permissivos. Torna-se uma educação pautada no "SIM" e eles vão construindo filhos infelizes, dependentes, revoltados, sem projeto, sem ambição, sem interesse. Ele diz que as crianças atuais estão com déficit de atenção de pais. Pais que lhe digam 'NÃO". Criança precisa de afeto, segurança, alimento e escola. O resto é privilégio. Filho só confia no pai e na mãe que COM fiou a relação. Teceu fio a fio. Teceu um significado.

Para ele pais não têm que agradar filho, tem que educar, pois se uma criança não é treinada a esperar, a criar, a negociar, a ceder e a se frustrar, ela terá seu desenvolvimento prejudicado. Vai se tornar chata, birrenta, consumidora, neurótica, depressiva e provavelmente drogada, porque vai precisar de outra coisa p/ acalmá-la, já que não desenvolveu a autonomia. Ela não vai mandar de dentro pra fora. Vai precisar do outro pra realizar TODOS os seus apelos. E cada vez que os pais não deixarem esta criança "crescer", eles estarão colocando esse(a) filho(a) num papel de babaca.

O narcisismo dos pais, aleija emocionalmente os filhos. É uma sacanagem querer ser querido por eles, oferecendo presentes, tablets, celulares, cedendo ao que eles querem. É criminoso (do ponto de vista psicológico) pais induzirem crianças a serem aleijadas emocionais. Elas ficam infernadas e infernizadoras. Enlouquecem professores, colegas. É uma sacanagem que tenhamos pais dizendo não darem conta de uma criança, mas achando possível uma professora dar conta de 40. Crianças chegam em festas de buffet infantil usando coroa, carregadas por 4 eunucos, gelo seco, convidados dizendo "que lindo o Reizinho" "que linda a Princesa". Isto não se sustenta. Parece divertido, mas é nocivo. Isto vai viciando a criança, vai criando a ilusão de que ela está no mundo para ser sempre atendida. E os pais, em nome de promoverem a felicidade do filho, criam a des-graça da criança, dos amiguinhos, dos professores, da família. Criança precisa da frustração. A chateação modula a felicidade. Como o preto modula o branco.

Ps: Este texto é uma mistura da transcrição de 3 vídeos do Leo Fraiman no youtube. São eles: "O que é Síndrome do Imperador", "A relação entre pais e filhos" e "Pais narcísicos aleijam emocionalmente os filhos."”

Carla Bicalho, psicóloga e psicanalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...