Ano 7 – Nº 232/ sexta-feira, 12 de abril de 2019
ENTREVISTA
Educação e Democracia – Professor Carlos Roberto Jamil Cury
O Professor Carlos Roberto Jamil Cury (UFMG/PUC- Minas) comenta sobre a relação de educação, democracia e autoritarismo.
Autonomia e projeto de vida: relações da BNCC com a educação profissionalizante – Angelo Sá
No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 08 de abril, o professor Angelo Sá discutiu como a educação profissionalizante reflete, de certa maneira, alguns dos princípios defendidos pela BNCC, como o planejamento de vida e a autonomia das juventudes.
CONVITE À LEITURA
Pedagogia para os 99% – traços conceituais e uma breve provocação – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Certamente o filme, ao contar a história real de William Kamkwamba, inspirando-se no livro homônimo, nos chama a atenção pela luta pelo direito à educação.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
Economista na educação: a continuidade do desmonte do MEC – Tiago Tristão Artero
Até pouco tempo atrás não era provável que um economista sem relação clara com a academia e com a educação estaria ocupando o posto de Ministro da Educação, hoje isso já é uma realidade.
Uma pessoa que sabe ler e escrever – Dalvit Greiner
Temos, sim vários problemas tanto no processo educativo quanto na organização e financiamento da escola que não permite aos professores e professoras atacarem o problema na sua raiz, na sua radicalidade.
O avanço do conservadorismo na Educação – Maciana Freitas e Souza
Toda e qualquer alteração deveria respeitar o princípio da vedação do retrocesso social, que obriga o poder público a reconhecer as especificidades dos sujeitos sociais e, a se colocar como o lócus para a sua proteção.
Se o campo não roça, a cidade não almoça! Se o campo não planta, a cidade não janta! – Vagner Luciano de Andrade
Assim como as questões étnico-raciais são ainda fontes de preconceitos no país, a ruralidade e a diversidade religiosa também o são, necessitando de novos mecanismos de desconstrução dos absurdos e abismos ainda existentes.
Seu professor está com depressão. O que você tem a ver com isso? – Gabrielle Muniz
Primeiro que generalizar ou amenizar um transtorno mental é ignorância e desrespeito, levando sua banalização e o sentimento de humilhação por parte de quem está doente.
Quando o seu objeto de pesquisa morre – Leide Mara Cota
O descaso com a preservação da memória de nosso povo e aqui, em especial, da Rádio Inconfidência, é sintoma de uma sociedade que tende a perder seu sentido e significado.
Sai Velez, entra Weintraub – Educação em Pauta – Luciano Mendes
Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa, Vinicius Luiz conversou com o professor Luciano Mendes que fez um balanço da passagem do colombiano Ricardo Vélez à frente do MEC e fez ponderações sobre o novo ministro, o economista Abrahan Weintraub.
Luta pelas vítimas do crime em Brumadinho – Pensando Bem – Denise Romano
Na coluna desta semana a diretora estadual do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação, Denise Romano, manifesta, em nome do Sindicato, solidariedade aos atingidos pelo crime da Vale, em Brumadinho.
Democracia, gênero e sexualidade – Fernando Seffner
A Ação Educação Democrática foi proposta no grupo que trata de Gênero, Sexualidade e Educação da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação. O professor Fernando Seffner, docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenador do GT fala sobre a iniciativa.
Como inserir as redes sociais na aula e sensibilizar os alunos a respeito? – #MidianaEscola
Na estreia da sessão especial #MidianaEscola, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu a professora Darles Matos e o Ronaldo Lucio vice diretor da Escola Estadual Claudio Brandão (Belo Horizonte) e Danielle Baldez da Escola Estadual Walt Disney (Belo Horizonte) para apresentar experiência de Redes Sociais nas escolas que atuam.
LIVRE EXPRESSÃO
Ponto de partida – Ivane Laurete Perotti
Deitado sobre os braços cruzados, aparentemente distante das vontades e dos mundos. A mesa rabiscada recebera a sua cabeça e muitas lágrimas.
ENTREMEMÓRIAS
Memória acadêmica, pessoal e científica. Não dá para guardar tudo. Então, o que guardar? – Luciano Mendes
Em todos os arquivos há muitas circulares, planos, currículos, programas… e nada de avaliação dos alunos, trabalhos finais, organização das aulas…
PESQUISA EDUCACIONAL
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literatura – Marcia Aparecida Alferes, Jefferson Mainardes – Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (Fundação Cesgranrio)
As pesquisas apontaram o PNAIC como uma política abrangente que conjuga diversas ações, dentre as quais, a formação continuada de professores alfabetizadores.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Fábricas de conhecimento – Jornal USP
O que são, como funcionam e para que servem as universidades públicas de pesquisa.
Leia mais.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Educação em disputa: 100 dias de Bolsonaro – Carta Educação
Os temas que estão em destaque e a análise de especialistas em educação nos 100 primeiros dias do governo Bolsonaro
Leia mais.
AMÉRICA LATINA
Sentata en San Pedro para exigir culminación de aulas – ABC – Paraguai
Estudiantes del Colegio Nacional de San Pedro de Ycuamandyyú se movilizan, una vez más, para exigir la culminación de obras que fueron abandonadas hace 7 años.
Leia mais.
OPINIÃO DO LEITOR
Rita Lages em 07/04/2019 (CONVITE À LEITURA – Edição 231 – 05/04/2019 – A Bolsa Amarela, revisitando Bojunga)
“No caso da vontade ser escritora, é a força que Raquel pode, portanto, reinventar mundos e produzir novas configurações para além da sua realidade”. Essa afirmação é muito bacana. Ela dialoga com o poder de humanização da literatura, cf colocado por Antônio Cândido. O que quer dizer tb, o direito à literatura, o direito de fabular: o mundo como é, e mundo como deveria ser. Parabéns!
Joaquim Ramos em 07/04/2019 (EDITORIAL – Edição 231 – 05/04/2019 – Combater o autoritarismo)
Na verdade, tanta “cag…” desse governo, só pode ter um propósito: ser explicitamente incompetente para passar o cargo ao vice. Ou seja, os militares novamente no governo, por força do voto popular! Não dá para acreditar que esse governo não esteja fazendo força para cometer tanta asneira… uma atrás da outra! Isso só pode ser articulado!
Mariana Tabosa em 27/03/2019 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 229 – 22/03/2019 – O Tempero de nossas vidas)
INDICAÇÃO DO LEITOR
Mariana Mandeli – O Instituto Palavra Aberta e a Fundação Vanzolini oferecem curso gratuito que trata de Educação Midiática, tema obrigatório nas escolas pela nova BNCC (e urgente para os dias atuais).
Mônica Daisy Vieira Araújo – convida para o I Simpósio Nacional sobre Cultura Escrita Digital, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital/NEPCED/CEALE. que será realizado nos dias 11 e 12 de junho de 2019 na Faculdade de Educação da UFMG.
ENTREVISTA
Educação e Democracia – Professor Carlos Roberto Jamil Cury
O Professor Carlos Roberto Jamil Cury (UFMG/PUC- Minas) comenta sobre a relação de educação, democracia e autoritarismo.
Autonomia e projeto de vida: relações da BNCC com a educação profissionalizante – Angelo Sá
No programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 08 de abril, o professor Angelo Sá discutiu como a educação profissionalizante reflete, de certa maneira, alguns dos princípios defendidos pela BNCC, como o planejamento de vida e a autonomia das juventudes.
CONVITE À LEITURA
Pedagogia para os 99% – traços conceituais e uma breve provocação – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Certamente o filme, ao contar a história real de William Kamkwamba, inspirando-se no livro homônimo, nos chama a atenção pela luta pelo direito à educação.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
Economista na educação: a continuidade do desmonte do MEC – Tiago Tristão Artero
Até pouco tempo atrás não era provável que um economista sem relação clara com a academia e com a educação estaria ocupando o posto de Ministro da Educação, hoje isso já é uma realidade.
Uma pessoa que sabe ler e escrever – Dalvit Greiner
Temos, sim vários problemas tanto no processo educativo quanto na organização e financiamento da escola que não permite aos professores e professoras atacarem o problema na sua raiz, na sua radicalidade.
O avanço do conservadorismo na Educação – Maciana Freitas e Souza
Toda e qualquer alteração deveria respeitar o princípio da vedação do retrocesso social, que obriga o poder público a reconhecer as especificidades dos sujeitos sociais e, a se colocar como o lócus para a sua proteção.
Se o campo não roça, a cidade não almoça! Se o campo não planta, a cidade não janta! – Vagner Luciano de Andrade
Assim como as questões étnico-raciais são ainda fontes de preconceitos no país, a ruralidade e a diversidade religiosa também o são, necessitando de novos mecanismos de desconstrução dos absurdos e abismos ainda existentes.
Seu professor está com depressão. O que você tem a ver com isso? – Gabrielle Muniz
Primeiro que generalizar ou amenizar um transtorno mental é ignorância e desrespeito, levando sua banalização e o sentimento de humilhação por parte de quem está doente.
Quando o seu objeto de pesquisa morre – Leide Mara Cota
O descaso com a preservação da memória de nosso povo e aqui, em especial, da Rádio Inconfidência, é sintoma de uma sociedade que tende a perder seu sentido e significado.
Sai Velez, entra Weintraub – Educação em Pauta – Luciano Mendes
Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa, Vinicius Luiz conversou com o professor Luciano Mendes que fez um balanço da passagem do colombiano Ricardo Vélez à frente do MEC e fez ponderações sobre o novo ministro, o economista Abrahan Weintraub.
Luta pelas vítimas do crime em Brumadinho – Pensando Bem – Denise Romano
Na coluna desta semana a diretora estadual do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação, Denise Romano, manifesta, em nome do Sindicato, solidariedade aos atingidos pelo crime da Vale, em Brumadinho.
Democracia, gênero e sexualidade – Fernando Seffner
A Ação Educação Democrática foi proposta no grupo que trata de Gênero, Sexualidade e Educação da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação. O professor Fernando Seffner, docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenador do GT fala sobre a iniciativa.
Como inserir as redes sociais na aula e sensibilizar os alunos a respeito? – #MidianaEscola
Na estreia da sessão especial #MidianaEscola, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu a professora Darles Matos e o Ronaldo Lucio vice diretor da Escola Estadual Claudio Brandão (Belo Horizonte) e Danielle Baldez da Escola Estadual Walt Disney (Belo Horizonte) para apresentar experiência de Redes Sociais nas escolas que atuam.
LIVRE EXPRESSÃO
Ponto de partida – Ivane Laurete Perotti
Deitado sobre os braços cruzados, aparentemente distante das vontades e dos mundos. A mesa rabiscada recebera a sua cabeça e muitas lágrimas.
ENTREMEMÓRIAS
Memória acadêmica, pessoal e científica. Não dá para guardar tudo. Então, o que guardar? – Luciano Mendes
Em todos os arquivos há muitas circulares, planos, currículos, programas… e nada de avaliação dos alunos, trabalhos finais, organização das aulas…
PESQUISA EDUCACIONAL
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literatura – Marcia Aparecida Alferes, Jefferson Mainardes – Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (Fundação Cesgranrio)
As pesquisas apontaram o PNAIC como uma política abrangente que conjuga diversas ações, dentre as quais, a formação continuada de professores alfabetizadores.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Fábricas de conhecimento – Jornal USP
O que são, como funcionam e para que servem as universidades públicas de pesquisa.
Leia mais.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Educação em disputa: 100 dias de Bolsonaro – Carta Educação
Os temas que estão em destaque e a análise de especialistas em educação nos 100 primeiros dias do governo Bolsonaro
Leia mais.
AMÉRICA LATINA
Sentata en San Pedro para exigir culminación de aulas – ABC – Paraguai
Estudiantes del Colegio Nacional de San Pedro de Ycuamandyyú se movilizan, una vez más, para exigir la culminación de obras que fueron abandonadas hace 7 años.
Leia mais.
OPINIÃO DO LEITOR
Rita Lages em 07/04/2019 (CONVITE À LEITURA – Edição 231 – 05/04/2019 – A Bolsa Amarela, revisitando Bojunga)
“No caso da vontade ser escritora, é a força que Raquel pode, portanto, reinventar mundos e produzir novas configurações para além da sua realidade”. Essa afirmação é muito bacana. Ela dialoga com o poder de humanização da literatura, cf colocado por Antônio Cândido. O que quer dizer tb, o direito à literatura, o direito de fabular: o mundo como é, e mundo como deveria ser. Parabéns!
Joaquim Ramos em 07/04/2019 (EDITORIAL – Edição 231 – 05/04/2019 – Combater o autoritarismo)
Na verdade, tanta “cag…” desse governo, só pode ter um propósito: ser explicitamente incompetente para passar o cargo ao vice. Ou seja, os militares novamente no governo, por força do voto popular! Não dá para acreditar que esse governo não esteja fazendo força para cometer tanta asneira… uma atrás da outra! Isso só pode ser articulado!
Mariana Tabosa em 27/03/2019 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 229 – 22/03/2019 – O Tempero de nossas vidas)
INDICAÇÃO DO LEITOR
Mariana Mandeli – O Instituto Palavra Aberta e a Fundação Vanzolini oferecem curso gratuito que trata de Educação Midiática, tema obrigatório nas escolas pela nova BNCC (e urgente para os dias atuais).
Mônica Daisy Vieira Araújo – convida para o I Simpósio Nacional sobre Cultura Escrita Digital, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital/NEPCED/CEALE. que será realizado nos dias 11 e 12 de junho de 2019 na Faculdade de Educação da UFMG.
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