Pesquise neste site

06/05/2019

JORNAL PENSAR A EDUCAÇÃO EM PAUTA - Nº 235 - 03/05/19

Ano 7 – Nº 235/ sexta-feira, 03 de maio de 2019

CONVITE À LEITURA
O mundo nos lê: um livro espanhol sobre Paulo Freire e Augusto Boal – Marcos Fábio Cardoso de Faria –
Ainda sem tradução para o português, trata-se de um guia para entender como ambas teorias se retroalimentam e constituem um legado para emancipação dos oprimidos que são reconhecidas internacionalmente.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
LGBTfobia e a desarticulação dos cursos de Sociologia e Filosofia: a crescente agressividade do obscurantismo – Tiago Tristão Artero – Desarticular a oferta dos cursos de Filosofia e Sociologia é um sinal verde para que se forme uma legião de seres humanos não reflexivos.

Homenagem a EJA em Belo Horizonte – Dalvit Greiner de Paula – Direito é direito e não deve ser dificultado ou negado em hipótese alguma.

Patrimônio cultural e natural na Educação Básica: observações e possibilidades pedagógicas do município de Contagem – MG – Vagner Luciano de Andrade – Saber claramente quais funções e deveres de cada setor das políticas públicas é relevante no processo de escolha consciente dos futuros líderes governamentais.

A privatização dos deveres do Estado – Wojciech Andrzej Kulesza –Assim, o desprestígio profissional subjetivo dos formados associado ao agravamento objetivo de suas condições de existência, coloca em xeque todo o ensino superior

Financiamento da educação: o que vem por aí? – Christian Lindberg
Considerando que Jair Bolsonaro (PSL) estabeleceu a dicotomia entre o financiamento do ensino superior e o da educação básica, constitucionalizar o FUNDEB em detrimento da retirada dos recursos legais destinados às universidade federais é um horizonte bem possível.

Pesquisa e ensino de ciências humanas – Educação em Pauta – Luciano Mendes (Rádio UFMG Educativa)
Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa, Vinicius Luiz conversou com o professor Luciano Mendes sobre os ataques às ciências humanas, sociais e sociais aplicadas vindas do Governo Federal.

Redução da Educação Integral em Minas Gerais – Pensando Bem – Paulo Henrique Santos Fonseca.
Na coluna desta semana, o diretor estadual do Sind-UTE/MG comenta sobre a redução do número de vagas da Escola de Tempo Integral, proposta da Reforma Administrativa do Governo Zema.

Nota Pública de Apoio às Universidades Estaduais Baianas – ANPEd
A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) vem a público manifestar sua solidariedade e pleno apoio aos docentes das quatro Universidades Estaduais da Bahia (UNEB, UEFS, UESB e UESC) que, desde 09 de abril, deflagraram greve para defender a instituição e o direito à educação pública gratuita e de qualidade em todo o Estado, para exigir respeito aos direitos trabalhistas e para lutar por condições justas de trabalho.
Leia mais.

SESSÃO ESPECIAL – HUMANIDADES SOB ATAQUE
Distribuição às avessas - Maria G. Lara - Observatório da Comunicação Pública da Ciência -
Bolsonaro e Weintraub sugerem descentralizar recursos que não estão centralizados.

Entidades reagem em defesa das faculdades de humanidades – Observatório da Comunicação Pública da Ciência
Entidades reagem em defesa das faculdades de humanidades

Faculdades de humanas dão menos retorno que outras? – BBC
É claro que você pode ser um excelente comunicador e pensador crítico sem ter um diploma de humanas. Mas poucos cursos são tão fortes em leitura, escrita, fala e pensamento crítico quanto os de humanas.
Leia mais.

LIVRE EXPRESSÃO
Brumas Pedagógicas – parte II – Ivane Laurete Perotti – No processo, o contágio de significados e valores toma os incautos.

PESQUISA EDUCACIONAL
Quem ensina braille para alunos cegos? – A formação de professores em questão – Rosana Davanzo Batista, Mateus Henrique do Amaral, Maria Inês Bacellar Monteiro – Revista Horizontes (USF)
Esse texto objetiva analisar as implicações das prescrições oficiais e currículos de formação de professores na (não) aprendizagem de braille por alunos cegos nas escolas regulares.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Marcha pela Ciência: pela pesquisa científica em Minas Gerais – Observaório da Comunicação Pública da Ciência
Instituições participam de iniciativa na ALMG em defesa da Fapemig e dos recursos para pesquisa no estado
Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Universidades públicas devem parar no próximo dia 15 contra desmonte do governo Bolsonaro – Revista Fórum
No dia 9 haverá assembleias em campi espalhados pelo país que, segundo lideranças, vão dar os toques finais para encaminhar a paralisação

“MEC bloqueia 30% do orçamento de três universidades federais; outras podem ser atingidas” – Gazeta do Povo
“Após o anúncio do ministro, a Associação dos Docentes da UnB (ADUnB) e o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições do Ensino Superior (ANDES) se pronunciaram em repúdio à medida.”

Bloqueio de recursos comprometerá atividades na UFMG – UFMG Notícias
Reitoria afirma, em nota, que atividades programadas serão mantidas, mas é necessário avaliar impacto futuro dos cortes.
Leia mais.

AMÉRICA LATINA
Aumentan hasta 18% las cuotas de las escuelas privadas en la Provincia – Clarin – Argentina
Lo autorizó el Gobierno, después del acuerdo paritario con los docentes. Las suban van de 79 a 1.030 pesos. Rigen desde este mes y son retroactivas a marzo.
Leia mais.

PENSAR INDICA
Acaba de sair um projeto editorial coordenado pelos Profs. Luciano Mendes de Faria Filho (UFMG) e Carlos Henrique Carvalho (UFU). Trata-se da obra História da Educação em Minas Gerais: da Colônia à República, em 3 volumes, publicada pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia. O vol. 1 (Colônia) foi coordenado pela Profa. Thais Nívea de Lima e Fonseca. O vol. 2 (Império) foi coordenado pelas Profas. Eliane Marta Teixeira Lopes e Carla Simone Chamon. O vol. 3 (República) foi coordenado pelos Profs. Wenceslau Gonçalves Neto e Carlos Henrique de Carvalho.

OPINIÃO DO LEITOR
Arthur Leonardo lemos de carvalho em 26/04/2019 (Edição 234 – 26/04/2019)
Parabéns a todos envolvidos neste projeto, a União e a Força mudará os rumos desse desgoverno. Vi a reportagem sobre o corte das bolsas de pesquisas, do fechamento dos cursos de humanas. Quanto retrocesso, quanta angustia ainda passaremos.
Força na luta pra todos nós.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Yolanda Assunção – O Gestrado/UFMG convida para o Seminário Políticas públicas para a melhoria do Ensino Médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados. O evento será realizado entre os dias 08 e 10 de maio de 2019, na Faculdade de Educação da UFMG.

Marcos Villela Pereira – O primeiro volume de “Educação Clandestina”, livro de acesso gratuito, já está no ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...