Pesquise neste site

25/06/2019

REVISTA RPGE: DOSSIÊ POLÍTICAS PRÁTICAS DE SAÚDE NO ÂMBITO ESCOLAR

Caros leitores,

A revista Revista on line de Política e Gestão Educacional acaba de
publicar seu último número bilíngue - v. 23, n. 2, maio/ago. (2019),
disponível em https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/issue/view/722/showToc
. Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e
outros itens de seu interesse.

Nesta edição, além dos artigos, a RPGE publica o dossiê Políticas
práticas de saúde no âmbito escolar, tendo como organizadores os
professores: Stela Lopes Soares (FNT), Paulo Adriano Schwingel (UPE e UFBA),
e Heraldo Simões Ferreira (UECE).

Agradecemos seu interesse e apoio contínuo em nosso trabalho,
José Anderson Santos Cruz
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
anderson.cruz@unesp.br
Editor Adjunto e Executivo
Assessoria e Consultoria para Periódicos

Revista on line de Política e Gestão Educacional
v. 23, n. 2, maio/ago. (2019)
Sumário
https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/issue/view/722

Artigos
--------
O papel do gestor escolar: estudo de caso sobre os desafios da educação
pública (238-254)
Vanise Panont do Nascimento, Cláudio Luiz Chiusoli
Documentos oficiais de educação no Brasil e a teoria construtivista
piagetiana (255-265)
Maria Aparecida Rosa de Andrade Alixandre, Maria das Graças de Almeida
Baptista
A formação em serviço do gestor escolar como ação formativa intencional
e política (266-285)
Marcelo do Nascimento, Alessandro Luiz de Oliveira, Rachel Duarte Abdala
Políticas públicas educacionais contraditórias: a alfabetização em foco
(286-305)
Sergio Brasil Fernandes, Ronaldo Bernardino Colvero
Avaliação da aprendizagem: reflexões dos professores de educação
física na educação básica (306-320)
Maria Petrília Rocha Fernandes, Maria Adriana Borges dos Santos, Kessiane
Fernandes Nascimento, Manoela de Castro Marques Ribeiro, Heraldo Simões
Ferreira
Criação de um modelo canvas para planejamento acadêmico aliado a
ferramentas de design thinking (321-327)
Cristiane Regina Ruiz
A obrigatoriedade, gratuidade e financiamento da educação como um direito
social no Brasil (328-340)
Kellcia Rezende Souza, Rosalina Dantas da Silva, Ana Paula Moreira de Sousa
A Base Nacional Comum Curricular e a formação de professores de língua
inglesa: desafios e possibilidades (341-355)
Caique Fernando da Silva Fistarol, Adriana Fischer, Rosana Clarice Coelho
Wenderlich
Um legado de John Dewey para a administração escolar: uma leitura da obra
vida e educação (356-369)
Abelardo Bento Araújo
Política pública e colaboração intergovernamental: analisando o caso do
Pnaic em Recife (370-387)
Jéssica Santos do Nascimento, Ana Lúcia Felix dos Santos
A contradição gestão democrática x administração burocrática da
escola: apontamentos para o debate (388-400)
Alisson Slider do Nascimento de Paula, Frederico Jorge Ferreira
Costa, Kátia Regina Rodrigues Lima
A busca pelo empoderamento feminino ao longo da história e Coco Chanel como
ícone das mudanças na vida da mulher do século XX (401-422)
Maria Angélica Seabra Rodrigues Martins

Dossiê Temático / Thematic dossier
--------
Apresentação Dossiê: Políticas práticas de saúde no âmbito escolar
(423-427)
Stela Lopes Soares, Paulo Adriano Schwingel, Heraldo Simões Ferreira
A educação física e seu processo de formação para a saúde (428-440)
Viviany Caetano Freire Aguiar, Stela Lopes Soares, Hamilton Vale Leitão
Atendimento educacional especializado e o ensino regular: interlocuções
docentes com vistas à inclusão (441-452)
Ilani Marques Souto Araújo, Liliane Luz Alves, Francisco Ricardo Miranda
Pinto, Ilaneide Marques Souto Bezerra
Do conceito à realidade: a saúde mental dos concluintes de pedagogia
(453-465)
Francisco Ednaldo Eufrasio da Silva, Francisco Ricardo Miranda
Pinto, Damares de Oliveira Moreira, Stela Lopes Soares
Espaço escolar: possibilidades para práticas de atividades físicas da
comunidade (466-478)
Francisco Marcelo Catunda de Oliveira, Paulo Adriano Schwingel, Pergentina
Parente Jardim Catunda, José de Caldas Simões Neto
A psicopedagogia e suas estratégias facilitadoras no processo de
aprendizagem (479-493)
Anaisa Alves de Moura, Evaneide Dourado Martins, Vithória Alves de
Moura, Adriana Pinto Martins

________________________________________________________________________
Equipe Editorial
Revista on line de Política e Gestão Educacional
http://seer.fclar.unesp.br/rpge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...