Pesquise neste site

25/09/2019

PENSAR A EDUCAÇÃO EM PAUTA: DEPRESSÃO, INTERNET, ECOLOGIA, SEXUALIDADE, PEDAGOGIA SOCIAL, ROTATIVIDADE DOCENTE E MAIS...



Ano 7 – Nº 253 / sexta-feira, 20 de setembro de 2019

ENTREVISTA
20º UFMG Jovem – Debora D’Avila
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 16 de setembro conversou sobre a vigésima edição da Feira de Ciências UFMG Jovem, que reúne na universidade estudantes da Educação Básica de todo o estado.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Aprendendo com a ansiedade e a depressão dos nossos filhos – Marcelo Silva de Souza Ribeiro –
“Onde foi que eu errei?”. Tal pensamento muitas vezes vem acompanhado de culpa, como se os pais tivessem o poder de antever, adivinhar e controlar todos os acontecimentos, inclusive os porvires dos filhos.

A fragilidade das informações diante do enfraquecimento da reflexão: a internet não acabou com a ignorância – Tiago Tristão Artero
A enxurrada de informações que chegam até as pessoas não permite a devida reflexão necessária, relativa a cada uma delas.

Ainda é tempo de despertar: preposições interdisciplinares entre Ecologia, História e Sociologia – Vagner Luciano de Andrade –
Ainda é tempo de despertar para os conteúdos relevantes para a formação humana.

A sexualidade à flor da pele: da espiadinha pelo buraco da fechadura à fala pública em um mercado popular – Evelyn de Almeida Orlando
Todos querem saber sobre as peripécias possíveis, a partir do uso dos óleos.
Leia mais.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
A pedagogia social voltada para a convivência como forma de educar socialmente para os direitos humanos – Arthur Vianna Ferreira
Enfim, os valores apresentados pelos direitos humanos é parte da convivência social.

ENTREMEMÓRIAS
Memórias 2 – Simone Gomes de Araújo
O que eu gostava mesmo era me refugiar na biblioteca pública do bairro para me aventurar no mundo dos livros, revistas, jornais, fotonovelas, enfim todo e qualquer tipo de escrita.

CONVITE A LEITURA
A educação na realidade de Catherine L’Ecuyer – Maria G. Lara
Como educar crianças na era da informação? O que são nativos digitais – eles existem mesmo? Nossas crianças são melhores que nós em multitasking? Essas são algumas das perguntas que a canadense Catherine L’Ecuyer busca responder no seu livro Educar na Realidade.

LIVRE EXPRESSÃO
Palavras na palma da mão -Ivane Laurete Perotti
Pensava nas lições da escola, nas aulas de história e todas aquelas datas que precisava saber.

PESQUISA EDUCACIONAL
Rotatividade docente na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro – Marcela Brandão Cunha – Educação e Pesquisa – USP
Tem-se como pressuposto a existência de padrões não aleatórios de distribuição de professores entre escolas, destacando-se possíveis convergências entre perfis de professores e alunos, principalmente no que diz respeito a indicadores de qualificação docente e ao nível socioeconômico e desempenho escolar dos estudantes.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Relatora da PEC do Fundeb quer 40% de complementação da União – O Globo
Texto apresentado pela deputada muda critérios de distribuição do aporte e eleva o mínimo que pode ser gasto com pagamentos de profissionais na ativa.
Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Relatora da PEC do Fundeb quer 40% de complementação da União – O Globo
Texto apresentado pela deputada muda critérios de distribuição do aporte e eleva o mínimo que pode ser gasto com pagamentos de profissionais na ativa.
Leia mais.

AMÉRICA LATINA
“Hay chicos que dejan la escuela porque no pueden pagarse el almuerzo o los materiales” – La Nacion – Argentina
“Es fundamental pensar herramientas para poder garantizar una educación para todos”
Leia mais.

PENSAR INDICA
Está no ar a campanha “A UFMG É SUA”, da Associação de Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APUBH). A intenção é divulgar algumas das muitas atividades realizadas pela UFMG, que servem de exemplo para o trabalho das universidades públicas em nosso país, além de mostrar como o futuro do Brasil está ameaçado com os cortes de verbas na Educação, na Ciência e na Tecnologia.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Luciano Mendes– No dia 24 de setembro, terça-feira, Aleluia Heringer, Amauri Ferreira, Carlos Roberto Jamil Cury e Danilo Briskievicz lançam o livro “O novelo da educação: textos para desatar os nós”. A obra fala sobre legislação e a educação como direito, os seus pressupostos éticos e a sua configuração moral. O lançamento será às 19h, no Augusto Butiquim, na Rua Esmeraldas 298 – Prado.

Savana Melo – O Grupo de Pesquisa Universitátis/FAE/UFMG está promovendo desde o dia 19 de setembro, o I Ciclo de debates sobre a Universidade e o FUTURE-SE. O intuito é promover debates acerca do projeto de universidade construído no país desde os anos de 1990, e do processo de reestruturação proposto pelo Governo Federal.

Yolanda Assunção – Folha de São Paulo lança podcast e newsletter específicos para professores. Episódios do Folha na Sala serão lançados todas as terças e newsletters, às quintas.

Maria G. Lara – O Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE) convida para sua reunião de estudo, com o tema ” Estratégias de diálogos e redução de tensões entre famílias e escola: uma análise microssociológica”. A reunião será dia 26 de Setembro às 14h na Faculdade de Educação/UFMG.

Diogo Nascimento – O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil da UFMG convida para o encontro com Lydia Hortélio – A cultura da criança. A educadora, pesquisadora e etnomusicóloga abordará o tema da Cultura da Infância. O Encontro será dia 25 de setembro, às 14h na Faculdade de Educação da UFMG.

Priscilla Bahiense – No dia 26 de Setembro a UFMG realiza uma sessão comentada do documentário “LAMA, o crime vale no Brasil, a tragédia de Brumadinho”. Encontro com o diretor, Carlos Pronzato, será às 19h no auditório 2 da FACE, no Campus Pampulha

OPINIÃO DO LEITOR
Dayse em 19/09/2019 (EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS – Edição 249 – 23/09/2019 –Direitos Humanos, Cultura e Educação: o reconhecimento dos saberes e fazeres das classes populares)

Carlos Henrique Tretel em 18/09/2019 (EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS – Edição 252 – 13/09/2019 – Direito à educação: um direito garantido a todos/as? )

Por um Fundeb Permanente Já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...