ESQUIZOFRENIA EDUCACIONAL
Esquizofrenia é um distúrbio que afeta a capacidade da pessoa de pensar, sentir e se comportar com clareza. A esquizofrenia é caracterizada por pensamentos ou experiências que parecem não ter contato com a realidade. Seguem alguns exemplos.
- O Governador prorroga a quarentena até o dia 10 de maio, com ênfase no “Fique em Casa”. Parabéns, Governador! Decisão corretíssima! Porém, a SEDUC orienta os Dirigentes para obrigarem os gestores a entregar materiais nas residências dos alunos, inclusive os Kits Escolares! Atenção, gestores, o Governador “manda mais” do que o Secretário da Educação! Fiquem em Casa! Não se dirijam às residências dos alunos, para nada!
- De acordo com a LDB, Artigo 14, I, o projeto pedagógico da escola deve ser elaborado com a participação dos profissionais da educação. O mesmo deve acontecer com o calendário escolar! Porém, a SEDUC manda elaborar e inserir o calendário na Secretaria Escolar Digital, para aprovação do diretor da unidade escolar, até o dia 30-04-2020. (Res. 44/2020). Quem vai elaborar? Como vai elaborar? O Diretor vai aprovar sem participar?
- O teletrabalho foi instituído por decreto e resolução para prevenir o contágio pelo coronavirus. Porém, a SEDUC determina que os professores que necessitarem de equipamentos ou suporte tecnológico deverão ir à escola, para a utilização dos recursos necessários. NÃO! Os professores que não têm esses equipamentos, ou os recebem do governo, ou estão dispensados dessas atividades! A lei manda ficar em casa! Trabalha-se de casa! Teletrabalho!
- As Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo – ATPC - deverão continuar sendo realizadas semanalmente, a distância, enquanto mantidas as medidas de isolamento social, de acordo com a carga horária de cada professor. Isso é uma piada que dispensa comentários, mas que exemplifica bem o que é “esquizofrenia”: a perda do contato com a realidade!
- De acordo com a Res. SEDUC 45/2020, Art. 2º, § 1º - “Para contabilização da carga horária cumprida, a realização das atividades dos docentes com seus alunos deve ser devidamente registrada, em atendimento às normas em vigor”. Mais uma piada! Como fazer isso, na rede pública estadual?
- As resoluções SEDUC 44 e 45, tentam (em vão) organizar o trabalho neste momento de pandemia e quarentena, mas já avançam na matéria, informando sobre o que deverá acontecer quando as aulas voltarem a ser presenciais! Para o presente, só pioram as coisas; no futuro, com certeza, tudo será diferente! Mais desperdício de tempo, energia e dinheiro. Mais estresse desnecessário, mais tentativa de mostrar serviço, mais irritação para pais, alunos, professores e gestores! Menos votos para o governador”! (Fonte: Udemo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário