O ano de 2021 demarca o centenário de nascimento do filósofo e educador Paulo Freire (1921-1997), o Patrono da Educação Brasileira (Lei nº 12.612 de 13/04/2012). A defesa de princípios comprometidos com a emancipação humana, a dialogicidade, a liberdade, a tolerância, a justiça e a igualdade, dentre outros presentes em sua vasta obra e legado intelectual, propiciou-lhe reconhecimento mundial. Não por acaso sua clássica obra “Pedagogia do Oprimido”, após cinquenta anos de publicação, coloca-se como a terceira referência mais citadas nos estudos da área de Ciências Humanas em todo o mundo (MILITÃO; DI GIORGI, 2020). Paulo Freire definitivamente apostou e defendeu a educação como direito de todos(as), porém não uma educação qualquer, mas a educação libertadora, emancipadora, comprometida com a horizontalidade entre educador(a) e educando(a), que prime pela amorosidade, o acolhimento e o respeito pela dignidade do(a) outro(a).
Pesquise neste site
23/09/2021
REVISTA EDUCAÇÃO BÁSICA EM FOCO - CHAMADA DE TRABALHOS: PAULO FREIRE
O contexto brasileiro atual é de crescente exclusão, grande parte da população não tem tido acesso a direitos fundamentais como educação, saúde, alimentação, dentre outros. Essa situação tem sido agravada não apenas pela pandemia, que já ceifou a vida de mais de meio milhão de pessoas no país, mas também por uma quantidade expressiva de pronunciamentos e ações de agentes públicos que atacam a constituição federal e os poderes instituídos, abalando a própria democracia, além da retirada de direitos duramente conquistados, da intolerância religiosa, da discriminação racial, de classe e de gênero, enfim, a tentativa do cerceamento da liberdade de pensamento nas escolas e universidades em nome de uma suposta “neutralidade na educação”, inclusive com tentativas de anulação da Lei que nomeou Paulo Freire como o Patrono da Educação Brasileira.
Diante desse quadro conjuntural, resgatar as reflexões críticas presentes no pensamento de Paulo Freire parece imprescindível, tal como vem fazendo várias entidades nacionais e internacionais comprometidas com o legado de sua obra. Nessa perspectiva, a Revista Educação Básica em Foco publicará em seu próximo volume um dossiê especial, Paulo Freire no cotidiano das escolas brasileiras, que tem como objetivo proporcionar espaço para o relato de experiências cotidianas reflexões e considerações relacionadas aos princípios da pedagogia freireana, por professores(as), coordenadores(as), gestores(as), famílias, estudantes e demais pesquisadores(as) da educação básica, em forma de vídeos, áudios, textos, imagens, podcast, para o terceiro número de 2021. Convidamos todos e todas a socializar suas experiências e resultados de estudos e pesquisas sobre o pensamento de Paulo Freire, e, assim contribuir para o fortalecimento da luta em prol de uma educação emancipadora como direito de todos e todas.
O prazo máximo para envio dos materiais foi alterado para 05/10/2021. Contamos com a preciosa colaboração de vocês! Confiram as normas de submissões no portal da Revista Educação Básica em Foco: https://educacaobasicaemfoco. net.br/submissao.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário