Pesquise neste site

05/06/2018

O RATIO STUDIORUM - UMA METODOLOGIA DE ENSINO JESUÍTICA

No ratio studiorum a articulação do sistema de ensino tem como elemento central a retórica (educação para a as elites, através das humanidades.

Os Estados não se esforçavam por converter a educação das massas em instrumento político). O ratio studiorum, código de leis que passava a orientar a atividade pedagógica da Cia. de Jesus, representava os resultados de uma experiência de meio século e durou até a supressão da ordem, em 1773.

O ratio compõem-se de uma coleção de regras positivas e uma série de prescrições práticas e minuciosas; não é um tratado de pedagogia, não expõe sistemas nem discute princípios, mas tem finalidade prática. Dá direções para administração, currículo e metodologia, nos colégios jesuíticos.
O aluno visado era o universal, a formação do homem perfeito, do bom cristão.

Em 1814, após a volta dos jesuítas a Portugal, com o papa Pio VII, os colégios foram reabertos e foi necessária uma revisão do ratio, sendo em julho/1832 enviado o ratio revisto a toda a ordem, com modificações principalmente quanto à organização do currículo.

No ratio studiorum aparece ainda a figura do Prefeito de Estudos, que seria uma primeira atuação de uma supervisão de ensino, que faria com que os métodos, regras, disciplinas, fossem cumpridos nos colégios jesuítas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...