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13/09/2018

AULAS DE CIÊNCIAS COM UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA



Professora de Ciências inova com aulas repletas de tecnologia

Segundo docente, recursos tecnológicos como jogos, lousa digital e realidade aumentada facilitam a aprendizagem e a construção do conhecimento

Foi-se o tempo em que uma lousa, giz e livros eram suficientes para o ensino de Ciências ministrado pela professora Bianca Netto Rodrigues, do Colégio Poliedro, em São José dos Campos (SP). Para ensinar os conteúdos desta matéria escolar às turmas dos 8ºs anos do Ensino Fundamental ela utiliza diversos recursos tecnológicos, que facilitam a aprendizagem e a construção do conhecimento em sala de aula. “O uso da tecnologia tem tornado o ensino mais atrativo, estimulando a curiosidade, motivando o estudo, possibilitando o protagonismo do aluno”, afirma.

Por meio da aplicação da tecnologia, os estudantes podem visualizar organismos, órgãos, sistemas e ecossistemas em funcionamento. “Hoje o acesso à informação é mais fácil e rápido, por isso o papel do professor vem mudando e atuamos como mediadores do processo de aprendizagem”, afirma.

As inovações são bem recebidas pelos alunos. “Acredito que a tecnologia favoreça a aula de Ciências não só por ser atrativa, mas porque facilita no aprendizado, saindo daquela teoria de todos os dias. Como atualmente a vida gira em torno da tecnologia, acho muito legal ter esses recursos na escola, onde passo a maior parte do tempo”, diz a estudante Maria Rita Resende Aquino, de 13 anos.

Os projetos tecnológicos buscam ampliar os desafios e caminhos de aprendizagem. “Ao propor que os alunos trabalhem em grupos com autonomia na construção de jogos educativos virtuais, eles precisam se empenhar para aprender linguagem de programação ou usar a criatividade na criação. Eles aprendem enquanto se divertem”, ressalta a professora.

Além de aprender conceitos da Ciência de forma mais divertida, a aula permite que os alunos tenham contato com linguagem de programação e desenvolvam autonomia na elaboração de jogos. “O planejamento completo do jogo deve ser pensado e executado pelo grupo, desde o objetivo principal, as regras, o tipo de jogo, sua construção, teste e funcionamento”, explica a docente.

O uso de realidade aumentada, por sua vez, motiva a curiosidade dos alunos. O recurso tecnológico permite que eles vejam detalhes da estrutura de órgãos e organismos em funcionamento.

Projeção de imagens e animações também são úteis para demonstrar o funcionamento de órgãos e/ou sistemas do corpo humano. Em todas as aulas, a professora utiliza a lousa digital, uma vez que facilita e agiliza o manuseio de diferentes ferramentas, possibilitando o acesso à Internet, programas da Microsoft, entre outros.

Fonte: Notícias Poliedro

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