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14/09/2018

PENSAR A EDUCAÇÃO: ENSINO SUPERIOR NO BRASIL, EDUCAÇÃO NAS CAMPANHAS ELEITORAIS, MUSEU NACIONAL, ESCOLARIZAÇÃO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Ano 6 – Nº 213/ sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Ensino Superior no Brasil – Entrevista da Semana – Sandra Goulart
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 10 de setembro realizou a terceira entrevista da série sobre as eleições de 2018. A reitora da UFMG, a professora Sandra Goulart falou sobre o cenário e as lutas do ensino superior.

Direitos valem mais. E ponto! – Carlos Tretel
Iniciadas as campanhas eleitorais, salta aos olhos que os debates sobre educação se desenvolvam sem que tenhamos sempre à mão os programas de governo dos candidatos.

Educação, experiência do sagrado e religiosidade: um breve esboço conceitual – Vagner Luciano de Andrade
Culturalmente, brancos, indígenas e negros se auto afirmam e se legitimam seres existencialmente religiosos. Isso é uma necessidade cultural que expressa permanências e rupturas no espaço e no tempo.

Explicando o Brasil para um estrangeiro – Luciano Mendes
Nunca achei tão atual a frase de Jobim de que o “Brasil não é para principiantes”.

Gestão do Museu Nacional – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda que comentou as narrativas que questionam a eficiência da UFRJ na gestão do museu nacional.

Por entre memórias de uma trajetória de escolarização – Alessandra Frota Martinez de Schueler – Foi vivendo a vida, na maior parte em bancos escolares, que, aos poucos, as inquietações do presente me levaram a pensar sobre o tempo social e histórico vivido nas escolas.

A língua a serviço das desigualdades – Ivane Laurete Perotti
O poder do mito e o terror do não pertencimento linguístico surdamente ligavam os alunos do 2º ano da EJA ao mesmo pedido: aprender a língua “correta”, a língua dos livros didáticos, a língua da escrita.

Educação das relações étnico-raciais na educação infantil – Daniela da Costa Britto Pereira Lima e Thabyta Lopes Rego – Revista Contemporânea de Educação (UFRJ).
O trabalho busca compreender e analisar as repercussões da implementação das leis n°10.639/03 e n°11.645/08 em ações desenvolvidas em instituições de Educação Infantil.

Em cinzas mais um pouco da nossa história – Jornal A Tarde via Jornal da Ciência
Arde no peito ver aquele fogaréu se alastrar pelo Museu Nacional, queimando totalmente o magnífico prédio principal, transformando preciosidades históricas em cinzas.

“Sentia que não fazia parte desse ambiente”: os desafios de ser negro e da periferia em uma universidade – El País
Jovens estudantes relatam o racismo e os obstáculos no cotidiano do campus universitárioNa PUC-Rio, coletivos como o Nuvem Negra e o Bastardos da PUC lutam por mudanças institucionais.

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