Pesquise neste site

05/11/2018

PENSAR A EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA, EDUCAR PARA OS DIREITOS, SABERES HOLÍSTICOS, ACESSO À EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E BIOLOGIA, GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO, ESCOLAS PÚBLICAS DE QUALIDADE

Ano 6 – Nº 219/ sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Edição Especial da Revista Brasileira de Educação Básica – Educação e Democracia
A edição especial organizada por Otávio Henrique da Silva e Marina Murphy Diniz apresenta um conjunto de oito textos entre relatos de experiências e artigos que conta com experiências vividas por educadores(as) ao longo do Missão Pedagógica no Parlamento e, também, textos de outros educadores(as) convidados e apresenta como refletir sobre a escola e qual educação queremos.

Meu cordial brasileiro – Dalvit Greiner
Assim, apesar de uma Constituição instaurar o Estado de direito no Brasil, não conseguimos educar essa geração para o uso ilimitado da razão nas suas escolhas. Para a exigência de seus direitos.

Elos de integração na educação: um futuro entre diferentes atores holísticos – Vagner Luciano de Andrade Em tempos sombrios de clamores estranhos, urge repensar a articulação entre as pessoas promovendo elos holísticos de integração entre diferentes atores que edificarão o futuro.

Ameaças à democracia – Pensando Bem – Paulo Henrique Fonseca
O diretor estadual do Sind-UTE/MG, Paulo Henrique Fonseca, fala da ameaça à democracia brasileira e critica a censura à liberdade de expressão.

Acesso universal à educação é insuficiente para diminuir desigualdade – Agência Brasil
Sistema de cotas e política tributária têm impacto social mais rápido.

Memórias de alunos e alunas sobre a escola e o ensino de ciências e biologia – Parte II – Martha Marandino, Vinicius Santos e Barbara Milan
Uma das experiências mais memoráveis d o ensino médio, e foi quando a turma saiu da classe para explorar o jardim da escola. A rotina cansativa de aulas expositivas havia sido quebrada por essa atividade mais lúdica

Olências pedagógicas – Ivane Laurete Perotti
A escola pública caminha sob a força de borrascas intermitentes, e com licença!, a escola caminha.

Gestão democrática do ensino público: sobre a produção em periódicos da área da educação (1996-2015) – Elton Luiz Nardi, Paula Fernanda Silveira Boiago – Revista Práxis Educacional (UESB)
O artigo caracteriza a produção científica sobre gestão democrática do ensino público na educação básica em periódicos nacionais da área da Educação.

Entidades científicas se manifestam em prol da democracia
Diante do momento político crítico que o Brasil enfrenta, sociedades científicas e acadêmicas divulgam manifestações em defesa da democracia e dos direitos individuais e coletivos.

Conheça escolas públicas que rompem barreiras e oferecem ensino de qualidade – Revista Educação
Escutamos especialistas que selecionaram práticas positivas em educação infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...