Páginas

21/01/2019

PENSAR A EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE


Liane Maria Bertucci é doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e realizou estágio de Pós-Doutoramento na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). É professora da Universidade Federal do Paraná e participa do Programa de Pós-Graduação em Educação da referida instituição, desde 2002, desenvolvendo estudos e pesquisas na área de História Social da Saúde e Doenças e da Educação, principalmente nos temas relacionados à história da saúde e do trabalho relacionadas à educação; formação profissional; ciências da saúde; práticas de cura; saúde pública, com ênfase no final do século XIX e primeiras décadas do XX.




História da Educação em Saúde é o tema do novo número do Pensar a Educação em Revista. A edição conta com a colaboração de Liane Maria Bertucci, professora da Universidade Federal do Paraná. O artigo História da Educação e saúde: um percurso fundamenta-se no imbricamento das questões relacionadas à educação e saúde que, segundo a própria autora, “ganhou ênfase em diversos países ocidentais a partir do século XVIII como desdobramento das preocupações com a higiene urbana”. O tema permanece atual e continua permeando o cotidiano da sociedade.
A pesquisadora faz ainda uma revisão bibliográfica à respeito do assunto. Os textos indicados por ela são importantes contribuições aos estudos sobre a história da educação e da área da saúde. Desenvolvidas em diferentes regiões do país, essas pesquisas abordam um tema atual, relevante e apontam para, pelo menos, três caminhos de investigação, de maneira privilegiada, ressaltados pela autora: “história da instrução e educação para a saúde, educação sanitária e história da formação profissional na área da saúde”.

Sobre a autora

Nenhum comentário:

Postar um comentário