Pesquise neste site

18/09/2019

PENSAR A EDUCAÇÃO EM REVISTA: ESTATÍSTICAS E EDUCAÇÃO


Acaba de ser lançado um novo número do periódico Pensar a Educação em Revista, que apresenta uma revisão bibliográfica sobre o tema "Estatísticas e Educação". A professora e pesquisadora Natália de Lacerda Gil, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em seu artigo Estatísticas e Educação: considerações sobre a necessidade de um olhar atento, apresenta uma síntese da produção acadêmica acerca da temática e nos convida a refletir sobre as estatísticas produzidas e postas em circulação no Brasil, sua relação com a educação, e como essa relação está imbricada à própria constituição da Estatística como área do saber.

A autora organiza sua escrita em torno de três eixos: Sociologia histórica da quantificação; Perspectivas teóricas e o exercício de crítica às estatísticas; e Algumas considerações sobre as estatísticas em educação. Indica também dez trabalhos sobre a temática, por ela considerados como relevantes. Esses textos são enumerados no final do artigo de Gil e seguem com os respectivos links no sumário da Revista, de modo que podem ser acessados online.

As editoras do Pensar a Educação em Revista, Rita Lima Lages e Elaine Teixeira Pereira, nos convidam para a leitura do artigo de Natália Gil, assim como dos dez trabalhos por ela indicados – o que, certamente, ampliará o olhar do leitor sobre a temática Estatísticas e Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...