O texto discute a indução da agenda educacional dos governos subnacionais por parte do governo federal e a problematizações acerca das tensões que essa política estabelece entre a regulação federal e a autonomia dos governos subnacionais na formulação e implementação das políticas educacionais
Resumo:O artigo aborda as relações intergovernamentais na assistência técnica e financeira da
União aos entes federados subnacionais para a oferta e manutenção da educação básica, tendo
como referência analítica as tensões próprias do federalismo entre a autonomia e
interdependência entre os entes federados. O tema é desenvolvido a partir da análise de
conteúdo das resoluções do FNDE que regulamentaram as ações de assistência técnica e
financeira no período de 2004 a 2014. Apresentam-se evidências empíricas acerca da indução da
agenda educacional dos governos subnacionais por parte do governo federal e problematizações
acerca das tensões que essa política estabelece entre a regulação federal e a autonomia dos
governos subnacionais na formulação e implementação das políticas educacionais.
Palavras-chave: relações intergovernamentais, educação básica, assistência da união,
federalismo
Relações intergovernamentais na assistência técnica e financeira da União para a educação básica: tensões entre a regulação federal e a autonomia dos governos subnacionais – Cacilda Rodrigues Cavalcanti – Revista Textura-ULBRA
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