Pesquise neste site

10/08/2018

REVISTA RETRATOS DA ESCOLA



É com alegria que comunicamos o lançamento do novo número da Revista Retratos da Escola, publicação de iniciativa da Escola de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). inauguramos com este número 22 o seu 12º volume. Daqui para a frente a revista passará a contar com três números em sua edição anual. Buscamos com isso, estreitar o relacionamento com seu público leitor e atender de forma mais efetiva aos requisitos de um periódico de caráter científico reconhecido pelas instituições e sistemas de ensino e qualificado sob a perspectiva dos órgãos avaliadores.
Nesta nova edição, em primeiro lugar, enfatiza-se a importância da realização da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape 2018), por isso, o leitor ou leitora encontrará, logo de início, a reprodução do Manifesto: Carta de Belo Horizonte. Acerca deste mesmo tema, a revista traz também, o documento da CNTE sobre a Conape 2018, bem como um ensaio crítico de autoria de João Antônio Cabral de Monlevade e de Haroldo Pereira Fernandes Filho, acerca da trajetória das conferências nacionais de educação no País. A revista apresenta ainda oito artigos, de temáticas variadas, em sua sessão Espaço Aberto, além de outros dois Relatos de Experiência.

Aproveite a leitura!
Sumário

CONAPE 2018: resistir e avançar por uma educação democráticaPDF7-11

Documentos

MANIFESTO: Carta de Belo Horizonte - Conape 2018 ‘Lula livre’: A Educação como espaço de resistência - PDF13-16
A CONAPE como espaço de resistência social à ofensiva do Golpe - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE - PDF 17-21

Ensaio Crítico

A Conape como estratégia de resistência do setor educacional brasileiro ao Golpe: uma experiência democrática em período de exceção- João Antonio Cabral de Monlevade, Haroldo Pereira Fernandes Filho - PDF 23-41

Espaço Aberto

Seleção de diretores de escolas públicas e avaliação do desempenho do candidato - Daniela Patti do Amaral - PDF 43-55

Reconfigurações da escola: as marcas do poder disciplinar numa vivência democrática - Monique Cristina Francener Hammes Schütz, Gicele Maria Cervi, Lilian Alves Pereira - PDF57-71

Formação de professoras em nível superior simultânea à atuação na educação básica - Marta Lícia Teles Brito de Jesus, Maria Couto Cunha PDF73-85

Relações de gênero no ensino de sociologia do IFSul - Andréia Orsato, Márcia Ondina Vieira Ferreira - PDF87-99

A educação científica CTS no contexto do ensino integrado - Fábio Ramos da Silva, Marcos Cesar Danhoni Neves - PDF101-114

Privatização e precarização do ensino médio em Rondônia - Marilsa Miranda Souza, Neidiele Bratilieri da Rocha, Gabriel Henrique Miranda Soares - PDF115-127
A avaliação das aprendizagens: uma perspectiva de não violência - Dilva Bertoldi Benvenutti, Clenio Lago - PDF129-146

Educação infantil entre os povos indígenas na perspectiva dos territórios etnoeducacionais - Claudionor Renato da Silva - PDF147-161

Relato de Experiência

Ler e escrever na escola: um relato de experiência - Mariana Luzia Corrêa Thesing - PDF163-172

Portfólio Reflexivo: avaliar e avaliar-se - Francisco Paulo Rodrigues Mestre, Marli Teresinha Quartieri, Jacqueline Silva da Silva - PDF173-183

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...