JORNAL PENSAR A EDUCAÇÃO: Ano 7 – Nº 231/ sexta-feira, 05 de abril de 2019
ENTREVISTA
Projeto Câmara Mirim: infância, política e cidadania – Rafael Souza de Oliveira e Milton Alves Ferreira
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 01 de abril conversou sobre o projeto Câmara Mirim da CMBH com Rafael Souza de Oliveira, coordenador do projeto e Milton Alves Ferreira, chefe da Sessão de Formação de Cidadania da Escola do Legislativo da CMBH.
CONVITE À LEITURA
A Bolsa Amarela, revisitando Bojunga – Maciana Freitas e Souza
Apesar de um título comum e de ser voltado para o segmento infantojuvenil, ao longo da narrativa o leitor encontra fortes críticas ao regime vigente, tendo como protagonista a menina Raquel.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
Esqueça Bolsonaro – Dalvit Greiner
E foque suas energias no seu deputado. Aliás, você se lembra para qual deputado deu o seu voto nas últimas eleições?
Parque ou praça: a educação ambiental e a redescoberta da natureza na cidade – Vagner Luciano de Andrade
Visando amortecer a expansão das cidades, grandes áreas verdes urbanas se tornam espaços públicos que agregam educação, preservação, entretenimento e lazer.
Leia mais.
LIVRE EXPRESSÃO
Carta aberta – entre as brumas da saúde imaterial – Ivane Laurete Perotti
O almoço no ônibus tornou-se um buraco de minhoca. Por tempo incalculável os espinhos alojaram-se no professor.
PESQUISA EDUCACIONAL
Indígenas nas Escolas de Educação Básica da Cidade do México – Nicanor Rebolledo Recendiz – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Unesp/Universidad de Alcalá)
As escolas de educação básica na Cidade do México, onde crianças de origem indígena são assistidas, elaboram alternativas para a implementação da justiça escolar e, assim, permitem que os alunos indígenas participem das decisões das escolas e, de outro, segrega e, consequentemente, reforça a exclusão dos alunos.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Audiência Pública na ALMG cobra repasses integrais para a FAPEMIG e reestabelecimento de bolsas – Yolanda Assunção
Reunião no dia 03 de abril reuniu reitores e representantes de diversas universidades do estado, parlamentares, representantes da FAPEMIG, associações de pesquisa, sindicatos e dezenas de pesquisadores de diversas instituições.
Leia mais.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Ministro da Educação diz que pretende revisar livros didáticos sobre o golpe de 1964 e a ditadura militar – G1
Em entrevista ao ‘Valor Econômico’, Ricardo Vélez Rodrigues disse discordar de que houve golpe militar no Brasil. Para ele foi “uma decisão soberana da sociedade brasileira”.
Leia mais.
AMÉRICA LATINA
Educación a discapacitados es prioridad en Cuba, afirma ministra – Cuba Si (Cuba)
La ministra de Educación de Cuba, Ena Elsa Velázquez, reiteró que la enseñanza a las personas con algún tipo de discapacidad es prioridad en la isla.
Leia mais.
PENSAR INDICA
A Rádio UFMG Educativa veiculou, esta semana, a série de reportagens Gênero: o que é da conta da escola? que analisa quais são os interesses por trás desse debate, como ele influencia nas estatísticas de violência contra mulheres e população e LGBT e qual é o papel das instituições de ensino e da família.
INDICAÇÃO DO LEITOR
Mariana Teixeira – Após publicar o livro/DVD “Minas Gerais nos arquivos históricos de Portugal”, o professor Caio César Boschi, diretor do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica da PUC Minas, lança o livro “Por que estudar História?”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário