Ano 7 - Nº 261 / quinta-feira, 14 de novembro de 2019
EDITORIAL
EDITORIAL
Os Cientistas e a República do Medo
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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa de rádio do dia 18 de novembro vamos conversar sobre as mobilizações em defesa da Ciência e da Tecnologia em Minas Gerais. Para isso receberemos a Zélia Profeta, Diretora da Fiocurz Minas, e o secretário da Sociedade para o Progresso da Ciência em Minas Gerais, Luciano Mendes de Faria Filho. A conversa contemplará os ataques ao sistema de ciência e tecnologia do estado e como as instituições têm se organizado em relação à isto.
No programa de rádio do dia 18 de novembro vamos conversar sobre as mobilizações em defesa da Ciência e da Tecnologia em Minas Gerais. Para isso receberemos a Zélia Profeta, Diretora da Fiocurz Minas, e o secretário da Sociedade para o Progresso da Ciência em Minas Gerais, Luciano Mendes de Faria Filho. A conversa contemplará os ataques ao sistema de ciência e tecnologia do estado e como as instituições têm se organizado em relação à isto.
Segunda-feira ainda tem a Sessão Especial Educação e Música, a coluna Pensando Bem e a Agenda da Educação com os principais eventos da semana.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.
ENTREVISTA
PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – Álida Leal, Teresinha Kawasaki, Kelson Guimarães Bueno, Simone Pereira, Pedro Moreira, Gabriela Carolina Paiva, Camila Santana Vieira e Ana Carolina Santos.
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 11 de novembro conversou com estudantes e professores do PIBD para falar de suas experiências na formação docente.
PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – Álida Leal, Teresinha Kawasaki, Kelson Guimarães Bueno, Simone Pereira, Pedro Moreira, Gabriela Carolina Paiva, Camila Santana Vieira e Ana Carolina Santos.
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 11 de novembro conversou com estudantes e professores do PIBD para falar de suas experiências na formação docente.
EDUCAÇÃO EM DEBATE
Problematizações curriculares VI – os direitos de aprendizagem – Roberto Rafael Dias da Silva –
Após compartilhar algumas leituras sobre os conceitos de competências socioemocionais, protagonismo juvenil e projetos de vida, neste mês priorizarei uma noção relativamente nova em nosso vocabulário curricular, qual seja: os direitos de aprendizagem.
Problematizações curriculares VI – os direitos de aprendizagem – Roberto Rafael Dias da Silva –
Após compartilhar algumas leituras sobre os conceitos de competências socioemocionais, protagonismo juvenil e projetos de vida, neste mês priorizarei uma noção relativamente nova em nosso vocabulário curricular, qual seja: os direitos de aprendizagem.
É muito nunca para uma vida tão curta: por uma educação militante e jamais militar – Vagner Luciano de Andrade
A escola tinha que se adequar aos ditames das grandes empresas e dos canteiros de obras, onde muitos subalternos se tornaram escravizados, sem direitos e sem opções.
A escola tinha que se adequar aos ditames das grandes empresas e dos canteiros de obras, onde muitos subalternos se tornaram escravizados, sem direitos e sem opções.
Evo Morales, arroz com ovo, olha sua cor, sai daqui criola e a Lei 11.645/08 para a educação – Tiago Tristão Artero
É preciso pensar, de maneira despojada de preconceitos, se esta, realmente, não foi a “educação” que tivemos e que forjou uma índole no seio de uma nação que ainda respira uma cultura fortemente colonialista.
É preciso pensar, de maneira despojada de preconceitos, se esta, realmente, não foi a “educação” que tivemos e que forjou uma índole no seio de uma nação que ainda respira uma cultura fortemente colonialista.
O Brasil que nega seus intelectuais – Eudásio Cavalcante Melo
A educação brasileira está à deriva. Nunca vivemos numa situação de tamanho desprezo, da parte daqueles que dirigem esta Nação, um total descompromisso em relação a uma área de indiscutível importância em qualquer País sério.
A educação brasileira está à deriva. Nunca vivemos numa situação de tamanho desprezo, da parte daqueles que dirigem esta Nação, um total descompromisso em relação a uma área de indiscutível importância em qualquer País sério.
Maiêutica da alfabetização emergente – Marcelo Silva de Souza Ribeiro
A ideia, portanto, de “maiêutica” pode ser uma inspiração para fazer frente às pressões do alto desempenho escolar e suas métricas, além da obsessão por acelerar desenvolvimento infantil.
A ideia, portanto, de “maiêutica” pode ser uma inspiração para fazer frente às pressões do alto desempenho escolar e suas métricas, além da obsessão por acelerar desenvolvimento infantil.
O voucher e a mercantilização da educação básica – Blog do Prof. Chistian
Caso isso ocorra, a educação, que é um direito de todos e todas, será balizada pelos interesses do Mercado.
Caso isso ocorra, a educação, que é um direito de todos e todas, será balizada pelos interesses do Mercado.
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Precisamos falar sobre nós: sexualidades e Direitos Humanos – Marco Antonio Torres
Quero defender a importância das sexualidades quando falamos de nós nas escolas, nas igrejas, nas famílias ou em outro lugar qualquer.
Precisamos falar sobre nós: sexualidades e Direitos Humanos – Marco Antonio Torres
Quero defender a importância das sexualidades quando falamos de nós nas escolas, nas igrejas, nas famílias ou em outro lugar qualquer.
LIVRE EXPRESSÃO
Didática da violência – parte I – Ivane Laurete Perotti
Silenciados pela chegada de algum adulto, os colegas que também desconheciam as cores do vento escondiam as frases carregadas de espontânea maldade.
Didática da violência – parte I – Ivane Laurete Perotti
Silenciados pela chegada de algum adulto, os colegas que também desconheciam as cores do vento escondiam as frases carregadas de espontânea maldade.
PESQUISA EDUCACIONAL
O ensino de astronomia no município de Cascavel/PR: um olhar para o currículo da educação fundamental – anos iniciais – Rosana Maria de Oliveira e Vilmar Malacarne – Revista Estudos Aplicados em Educação (USCS)
Diante do significativo valor conteúdo de Astronomia, e por estar vinculado à disciplina de Ciências no Ensino Fundamental I, o presente trabalho tem como objetivo verificar se o Currículo para o município, segue as orientações desenvolvidas pelas pesquisas científicas sobre o ensino de Astronomia.
O ensino de astronomia no município de Cascavel/PR: um olhar para o currículo da educação fundamental – anos iniciais – Rosana Maria de Oliveira e Vilmar Malacarne – Revista Estudos Aplicados em Educação (USCS)
Diante do significativo valor conteúdo de Astronomia, e por estar vinculado à disciplina de Ciências no Ensino Fundamental I, o presente trabalho tem como objetivo verificar se o Currículo para o município, segue as orientações desenvolvidas pelas pesquisas científicas sobre o ensino de Astronomia.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Participantes da Campanha “Ciência, pra que ciência?” ressaltam motivos para defender a ciência brasileira – Jornal da Ciência
A campanha lançada pela SBPC reúne depoimentos de cientistas, professores e estudantes mostrando como a ciência desenvolvida aqui no Brasil, com apoio das agências públicas, é importante para o desenvolvimento do País.
Participantes da Campanha “Ciência, pra que ciência?” ressaltam motivos para defender a ciência brasileira – Jornal da Ciência
A campanha lançada pela SBPC reúne depoimentos de cientistas, professores e estudantes mostrando como a ciência desenvolvida aqui no Brasil, com apoio das agências públicas, é importante para o desenvolvimento do País.
UFMG promove Jornada de Comunicação Pública da Ciência – Observatório
Evento gratuito será aula inaugural da especialização lançada no último semestre e acontece no dia 25 de novembro.
Evento gratuito será aula inaugural da especialização lançada no último semestre e acontece no dia 25 de novembro.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Negros são maioria pela primeira vez nas universidades públicas, aponta IBGE – O Globo
Instituto credita mudança na composição do alunado ao sistema de cotas; estudantes criticam sub-representação e relatam dificuldades nas instituições
Negros são maioria pela primeira vez nas universidades públicas, aponta IBGE – O Globo
Instituto credita mudança na composição do alunado ao sistema de cotas; estudantes criticam sub-representação e relatam dificuldades nas instituições
AMÉRICA LATINA
Educación mantiene la suspensión de clases en el departamento La Paz – Página Siete – Bolívia
La institución emplaza a los padres de familia a coordinar con las juntas escolares, los consejos educativos y autoridades sindicales de los colegios fiscales, de convenio y privados.
Educación mantiene la suspensión de clases en el departamento La Paz – Página Siete – Bolívia
La institución emplaza a los padres de familia a coordinar con las juntas escolares, los consejos educativos y autoridades sindicales de los colegios fiscales, de convenio y privados.
Recoleta recibirá a alumnos del Instituto Nacional para continuar sus estúdios – La Cuarta – Chile
Los alumnos del Instituto Nacional , vuelven a tomarse el colegio luego de la votación realizada el fin de semana, en rechazo a las medidas tomadas por el alcalde de Santiago.
Los alumnos del Instituto Nacional , vuelven a tomarse el colegio luego de la votación realizada el fin de semana, en rechazo a las medidas tomadas por el alcalde de Santiago.
PENSAR INDICA
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano lança o “Papo Ciência”. Uma série de podcasts de divulgação e jornalismo científico com temas relacionados à “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para Desenvolvimento Sustentável”. Os programas estão disponíveis no site do IF Baiano, no Spotify, e no YouTube (com tradução de Libras).
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano lança o “Papo Ciência”. Uma série de podcasts de divulgação e jornalismo científico com temas relacionados à “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para Desenvolvimento Sustentável”. Os programas estão disponíveis no site do IF Baiano, no Spotify, e no YouTube (com tradução de Libras).
INDICAÇÃO DO LEITOR
Luciano Mendes – No próximo dia 20, quarta-feira, acontece no campus Pampulha da UFMG o seminário Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais.
Luciano Mendes – No próximo dia 20, quarta-feira, acontece no campus Pampulha da UFMG o seminário Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais.
Ricardo Falzetta – Estão abertas até o dia 2 de dezembro as inscrições para o seminário “Militarização das Escolas Públicas” da faculdade de Educação da UNICAMP.
Analise Silva – De 19 a 22 de novembro, o Promestre realiza sua 1a. Semana Negra.
Olivia Medeiros Neta – Está no ar mais uma edição da HistELA, um periódico vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte com publicação contínua de pesquisas com temas associados à história e à historiografia da educação.
OPINIÃO DO LEITOR
Beatriz Flandoli em 08/11/2019 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 260 – 08/11/2019 – Suposta babá, ladra, ou babá, suposta ladra, de Érick Jacquin: temos que falar das desigualdades sociais e do punitivismo)
Parece inacreditável que uma reflexão como esta – tão necessária, sobre a desigualdade, Que é a causa primeira dos problemas do país – de todos eles – possa ser criminalizada. Pensar exige coragem. Parabéns, Tiago Artero!
Beatriz Flandoli em 08/11/2019 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 260 – 08/11/2019 – Suposta babá, ladra, ou babá, suposta ladra, de Érick Jacquin: temos que falar das desigualdades sociais e do punitivismo)
Parece inacreditável que uma reflexão como esta – tão necessária, sobre a desigualdade, Que é a causa primeira dos problemas do país – de todos eles – possa ser criminalizada. Pensar exige coragem. Parabéns, Tiago Artero!
Gilson em 08/11/2019 – (EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS – Edição 260 – 08/11/2019 – Uma questão de prova)
Precisamos mesmo entender a esse processo de bestialidade pseudo social, nada tem a ver com o pensar social de Webber. Não podemos permitir de forma alguma que essas “sugestões nacionalistas” nos moldem de tal forma, que nos identifiquemos como parte disso e nos levem a ficarmos calados!!!
Precisamos mesmo entender a esse processo de bestialidade pseudo social, nada tem a ver com o pensar social de Webber. Não podemos permitir de forma alguma que essas “sugestões nacionalistas” nos moldem de tal forma, que nos identifiquemos como parte disso e nos levem a ficarmos calados!!!
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