Pesquise neste site

19/05/2014

UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROJETO H2ÓLEO

 

Maíra Innocente[1]

Introdução

O trabalho enfocará aspectos das disciplinas Empreendedorismo e Ética e Responsabilidade Social Corporativa.

Objetiva-se apresentar e discutir um Projeto de cunho ambiental realizado nos anos de 2008 e 2009 por meio da parceria entre a Diretoria de Ensino – Região de Americana e a Empresa H2Óleo[2]. Cumpre esclarecer que a Diretoria de Ensino – Região de Americana tem a ela jurisdicionada escolas dos municípios de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa, num total de 77 escolas estaduais (não nos ateremos às escolas privadas dos três municípios, nem tampouco às municipais de Nova Odessa, também jurisdicionadas à mesma, pois não foram envolvidas no Projeto). Esse Projeto se enquadra no âmbito da reciclagem e reaproveitamento de resíduos.

Iniciaremos o trabalho com algumas definições que se fazem pertinentes à sua compreensão.

Os trabalhos voluntários são iniciativas individuais ou coletivas que visam a proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e comunidades, mobilizando a sociedade para ações sociais que visam transformar a realidade para o bem comum. São um exercício de cidadania, permitindo a transposição de barreiras e preconceitos em benefício do outro, propiciando maior conscientização do indivíduo diante do seu papel na sociedade, além de despertar o sentimento de solidariedade. Para um bom projeto é necessário conhecer bem o problema, levantar os principais dados, de forma a possibilitar a ocorrência das mudanças esperadas/necessárias (WIKIPEDIA, 2010)

No caso em tela, o trabalho voluntário englobou o envolvimento dos alunos das escolas, por adesão, para que trouxessem óleo de fritura utilizado na cozinha de seus domicílios, embalados em garrafas pet, sendo que, conforme a arrecadação obtida no global da escola, em litros de óleo arrecadados, eram trocados pela Empresa por prêmios: bonés, camisetas, MP4, bicicleta, dente outros. O resultado é preservação do meio ambiente – pesquisas mostram que cada litro de óleo despejado polui cerca de um milhão de litros de água – e um lucro revertido para a APM da escola, já que a empresa pagava 0,20 centavos de Real por litro coletado.

O maior beneficiário pela retirada do óleo da rede de esgotos e das embalagens PET é o meio ambiente. O óleo de cozinha entope as tubulações e caixas de gordura. A coleta elimina este problema e as embalagens são reaproveitadas na fabricação de sacolas e bolsas ecológicas e também matéria-prima para a indústria têxtil.

A empresa tinha como contra partida a transformação do óleo arrecadado em biodiesel, a ser utilizado para mover tratores e outras máquinas agrícolas numa fazenda de sua propriedade.

O Projeto foi acompanhado pela Diretoria de Ensino por meio de dois Supervisores de Ensino e dois Professores Coordenadores de Oficina Pedagógica e por dois funcionários da Empresa, sendo um estagiário em Engenharia Ambiental e uma Pedagoga. Nas escolas estaduais que aderiram ao projeto, o acompanhamento foi realizado pela Direção da Escola, Coordenação e professores e, em algumas delas, também pelos alunos do Grêmio Estudantil, além de todos os alunos que doaram óleo e, em alguma medida, pela comunidade do entorno escolar.

Desenvolvimento

Com relação aos conteúdos abordados nas disciplinas Empreendedorismo e Ética e Responsabilidade Social Corporativa, o Projeto, apresentado em detalhes na sequência, aborda os conceitos nelas estudados, uma vez que tem características empreendedoras – cria algo diferente e com valor, exige tempo e esforço, assumem-se riscos quanto a seus resultados, há possibilidade de recompensas econômicas e pessoais, por meio da educação ambiental e melhorias para o meio ambiente, bem como a utilização de matéria prima pela Empresa para produção de biodiesel com baixo custo. Houve também um identificação de oportunidade por parte da Empresa e das escolas, por intermédio da Diretoria de Ensino, numa relação ganha-ganha. Houve um investimento inicial da Empresa em bombonas e recursos humanos, das escolas em divulgação e conscientização/investimento pedagógico, porém em contrapartida houve um ganho ambiental para a comunidade escolar, para a empresa a matéria prima para o biodiesel e para os alunos e escola, prêmios e recursos para a Associação de Pais e Mestres (APM).

Além disso, com relação à Ética e Responsabilidade Social Corporativa, vislumbra-se que a Empresa buscou atuar dentro dessa premissa, pois são contemplados no Projeto o Desenvolvimento Sustentável – “satisfazer as necessidades das gerações atuais sem, com isso, comprometer a possibilidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades”[3] e a Sustentabilidade – “capacidade de continuidade a longo prazo sustentada pelo equilíbrio entre aspectos econômicos, sociais e ambientais”[4] - uma vez que se preservam recursos ambientais, além de promover valores éticos de respeito mútuo e solidariedade e preservação da saúde coletiva. Incentivaram-se ainda nos envolvidos atitudes de organização, liderança, dinamismo, otimismo, dentre outras, ou seja, atitudes empreendedoras.

Podemos ainda identificar que a Hierarquia das Necessidades da Pirâmide de Maslow, dentre elas a autorrealização, também foi contemplada.

Percebe-se, pela elaboração do Projeto, todo um cuidado com as diversas etapas, de forma que obtenha resultados satisfatórios.

De forma geral, o objetivo pedagógico das escolas era contribuir para a formação ecológica sustentável referente ao consumo e descarte do óleo de cozinha no meio ambiente de todos os educandos.

A seguir, apresentaremos, em linhas gerais, as características do Projeto:

 

Projeto Educacional Referente à Reciclagem do Óleo de Fritura.

1. OBJETIVO

Contribuir para a formação ecológica sustentável referente ao consumo e descarte do óleo de cozinha no meio ambiente de todos os educandos.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Despertar a consciência do educando sobre os principais problemas do lixo no planeta oriundos da ação humana;
  • Proporcionar ao estudante a assimilação dos conceitos de desenvolvimento sustentável, sustentabilidade e política de responsabilidade social e ambiental empresarial;
  • Conscientizar o educando sobre os males provocados ao meio ambiente quando se descarta o óleo de cozinha na rede de esgoto;
  • Fazer coleta seletiva do óleo de cozinha usado de suas casas e vizinhanças e trazê-lo para a escola em vasilhame específico;
  • Despertar a consciência do reciclar e consciência ambiental;
  • Vincular a ideia e a prática do reciclar à reciclagem de comportamentos na escola e na sociedade como um todo;
  • Encaminhar o óleo para a Empresa parceira e trocá-los pelos prêmios a serem distribuídos aos alunos.
  • Incutir na mente dos educandos o Projeto H2Óleo como ação prática sustentável por meio da coleta seletiva do óleo de cozinha na comunidade escolar e no Município.

3. JUSTIFICATIVA

Nunca se falou tanto no mundo sobre consciência ambiental. As ideias de desenvolvimento sustentável, proteção da biodiversidade, implementação de políticas públicas de caráter nacional e internacional deixaram de ser meras utopias ou simples escritos e/ou debates de intelectuais em universidades e se tornaram temas do cotidiano da sociedade como um todo. Tal discussão e preocupação que atingiu até políticos oportunistas trás a tona a realidade de destruição causada pelas incríveis mudanças no nosso clima, extinção de várias espécies, degradação dos nossos recursos naturais e a certeza de que nada é infinito. Tudo isso evidencia a necessidade urgente de mudanças de atitudes em relação ao uso consciente dos alimentos e descarte sustentável do nosso lixo. Consciência ecológica, de maneira não reducionista, imprime em cada um de nós o cuidado na produção de lixo cada vez menor. Nessa ótica seremos atores na construção de um mundo ecologicamente correto, socialmente justo, economicamente viável e sustentável para nós e para as próximas gerações.

Nesse contexto de mudanças, especulações pessimistas em relação ao futuro do planeta e primordialmente na crença de que cada ser humano é um ser pensante e capaz de dar respostas criativas e inteligentes diante de crises justifica-se a implementação do Projeto H2Óleo.

Assim sendo, é mister que os processos educativos sejam articulados de forma a possibilitarem mudanças no olhar da humanidade em relação ao ambiente, o que exige novos procedimentos educacionais. Portanto, a organização dos conteúdos em torno de Projetos permite a articulação de contribuições de diversos campos de conhecimento. Professores e alunos compartilham os objetivos do trabalho e os conteúdos são organizados em torno de uma ou mais questões. A coleta de óleo de fritura está vinculada aos objetivos gerais do Ensino Fundamental, bem como do Ensino Médio, e principalmente naqueles contidos nos Temas Transversais (Meio Ambiente, Ética, Saúde e Temas Locais):

MEIO AMBIENTE:

  • Manejo e Conservação da Água;
  • Formas perceptíveis e imperceptíveis de poluição do ar, da água, do solo e poluição sonora;
  • Principais formas de preservação, conservação, recuperação e reabilitação ambiental.

ÉTICA:

  • Respeito Mútuo;
  • Solidariedade.

SAÚDE:

  • Compreensão da saúde como direito e responsabilidade pessoal e social.

A interdisciplinaridade deste Projeto mostra a variedade de possibilidades que os educadores podem utilizar no ambiente de sala de aula para alcançar seus objetivos educacionais.

4. METAS

  • Espera-se, ao final de cada ano, uma melhoria de 50% nas atitudes dos envolvidos, com relação a:
  • Responsabilidade socioambiental para os aspectos ambientais significativos;
  • Implantar ações voluntárias para a melhoria do Meio Ambiente;
  • Promover ações de Educação Ambiental;
  • Popularização dos hábitos ecologicamente corretos;
  • Transformar o óleo de fritura em Biodiesel.

5. ESTRATÉGIA METODOLÓGICA

Por parte da Empresa:

  • Palestras explicativas pelos profissionais especializados da Empresa, para a comunidade escolar (professores, alunos, pais, comunidade, etc.);
  • Assessoria Pedagógica para a elaboração dos Projetos, referente ao tema;
  • Orientação para os professores interessados em desenvolver o Projeto;
  • Estrutura para o sistema de coleta e destinação do óleo de fritura, sem custos para a instituição;
  • Divulgação para a comunidade escolar através de faixas, banners, folders, cartazes e brindes;
  • Distribuição de prêmios aos alunos para incentivo à coleta;
  • Retorno financeiro para a Escola, como um “ECOPONTO”, com uma renda podendo ser direcionada para APM, ou em equipamentos audiovisuais.

Por parte das Escolas:

Divulgação junto aos professores e alunos e comunidade escolar, conscientização, coleta contínua dos resíduos de óleo de fritura, troca do óleo pelos prêmios, distribuição dos prêmios aos alunos, acompanhamento contínuo em todas as etapas com correções, se necessário.

Por parte da Diretoria de Ensino:

Promover a reunião inicial de contato entre os profissionais da escola (Direção e Coordenação) e os da Empresa, para divulgação do Projeto e adesões. Promover o entendimento dos conceitos envolvidos, facilitando a interdisciplinaridade, inclusive promovendo Orientações Técnicas aos professores envolvidos, se necessário. Acompanhar os resultados obtidos e a observância da contrapartida entre as partes.

6. CRONOGRAMA

Ao longo do ano, com lançamento para a comunidade escolar após o trabalho de divulgação junto aos professores a ser realizado pela Empresa, previamente agendado pela mesma com cada escola. Verificação de resultados e distribuição de prêmios aos alunos ao final de cada semestre.

7. BIBLIOGRAFIA

  • Parâmetros Curriculares Nacionais – MEC.
  • Proposta Curricular do Estado de São Paulo – Secretaria da Educação.
  • Temas Transversais em Educação – Autores Diversos – Ed.Ática.
  • Educação Ambiental – Vilmar S. D. Berna – Ed. Paulus.
  • Revista Sustentabilidade.

Resultados Obtidos:

No ano de 2008 o Projeto teve alguns entraves porque a Empresa parceira não atendeu a contento as escolas, uma vez que o óleo ficava acumulado nas bombonas e não era retirado. Dessa forma, também não cumpriu a contrapartida em relação a premiação e pagamento.

No início de 2009 a Diretoria de Ensino, a Empresa, por meio de seus representantes e os Diretores e Coordenadores das Escolas interessadas fizeram uma reunião para acerto de procedimentos, de forma que todas as partes pudessem ser atendidas em suas expectativas.

A partir dessa reunião, 24 escolas aderiram ao Projeto, tendo duas delas se destacado ao final do ano em termos da quantidade de óleo coletado.

Durante o ano os representantes da Empresa e da Diretoria se reuniram uma outra vez para acertos e acompanhamento do atendimento às demandas das escolas.

No ano de 2010 a Empresa não procurou a Diretoria para firmar nova parceria e devido a isso e também ao não cumprimento de todo o acertado previamente pela Empresa nos anos anteriores, o Projeto não teve continuidade.

Considerações Finais

Observa-se, por meio da discussão empreendida, que a Empresa teve ganhos em termos mercadológicos tanto em relação à sua imagem, visto ter demonstrado responsabilidade social, quanto em termos efetivamente monetários, uma vez que obteve, sem muitos custos, a matéria prima necessária para a produção do biodiesel. Por outro lado, as escolas, além de desenvolver os temas do currículo proposto pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) de forma interdisciplinar e portanto, facilitando e tornando mais prazerosa sua aprendizagem, obtiveram recursos adicionais para implementação de outros projetos próprios, além de também melhorar sua imagem perante a comunidade escolar.

Por meio do trabalho desenvolvido, pudemos contemplar conceitos das disciplinas Empreendedorismo e Ética e Responsabilidade Social Corporativa, utilizando-os em situação concreta, nesse exemplo de Projeto apresentado, em específico, na temática ambiental, dentro do aproveitamento de resíduos e Educação Ambiental.

Dessa forma, foi possível contextualizar os aspectos enfocados, como o empreendedorismo por parte das escolas e alunos, ou todos os envolvidos da comunidade escolar, bem como a importância da ética e responsabilidade social corporativa, em especial os conceitos de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade.

 

Referências

ABBADE, Yvy Karla. Apostilas de Aulas 1 a 6 da disciplina Ética e Responsabilidade Social Corporativa.

DERA. Material sobre o Projeto H2Óleo. 2008/2009.

ELABORAÇÃO DE PROJETOS. Disponível http://www.bu.ufsc.br/cac/projetos.html. Acesso em 7 dez 2010.

HALICKI, Zélia. Apostilas de Aulas de 1 a 6 da disciplina Empreendedorismo.

PROJETO SOCIAL. Disponível em http://www.wikipedia.org.br. Acesso em 29 dez 2010.

PROJETO H2ÓLEO. Disponível em Google. Acesso em 6 dez 2010.

 

Notas:

[1] Bacharel em Moda/UNISAL; MBA em Administração e Marketing/FATEC Internacional.

[2] Nome fantasia da Empresa. A Diretoria de Ensino não teve acesso à razão social da mesma.

[3] Nações Unidas – Comissão Brundtland, 1987. (Citação retirada da apostila da Aula 1 da disciplina Ética e Responsabilidade Social Corporativa)

[4] ELKINGTON, John. (Citação retirada da apostila da Aula 1 da disciplina Ética e Responsabilidade Social Corporativa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...