Ano 4 - Nº 137 /
sexta-feira, 23 de setembro de 2016
SEMINÁRIO ANUAL No dia 29 de setembro, o Pensar a Educação, Pensar o
Brasil terá uma programação especial. Neste dia, teremos a oportunidade de
discutir sobre Divulgação Científica e Educação Especial. As atividades começam
às 14 h, com a conferência: "A divulgação científica no Brasil no século XXI"
ministrada pelo professor Ildeu Moreira, da UFRJ. Às 16:30 o projeto
lança o livro "Universidade, memória e patrimônio”, organizado pelos professores
Adalson Nascimento, da Escola de Ciência da Informação, e Andrea Moreno, da
Faculdade de Educação da UFMG. A publicação é da editora Mazza e tem o selo da
série Estudos Históricos, da Coleção de Livros do Pensar a Educação, Pensar o
Brasil. Na ocasião também serão lançados os livros "Discursos e Sensibilidades
em educação e Direitos Humanos", organizado por Maria Elizete Guimarães Carvalho
e publicado pela editora UFPB; "Mulher-Fósforo", de Mariana Tabosa, publicado
pela Linguaraz Editora; "Escrituras do Corpo na História", organizado por
Iranilson Buriti de Oliveira e Matheus da Cruz e Zica, da Editora Pismas; e os
livros “Literatura e Formação no Século XIX - A escritura de Bernardo
Guimaraes”, e “Masculinidades Possíveis - Representações de Gênero em Disputa no
século XIX brasileiro”, ambos de autoria de Matheus da Cruz e Zica e publicados
pela Editora UFPB. A programação se encerra com a conferência “A
Educação básica interroga a Universidade: sobre o Atendimento Educacional
Especializado (AEE)”, às 19h. O encontro, organizado em parceria com o Grupo
Interdisciplinar de Estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais
Especiais (GEINE), faz parte do Seminário Anual do Pensar a Educação, Pensar o
Brasil. A professora da UFMG, Regina Célia Campos, e a professora Luciana Chaves
Pacheco, que atua no atendimento educacional especializado da Prefeitura de Belo
Horizonte (AEE), conduzem a conferência. Todas as atividades do dia 29
de setembro serão no Auditório Neidson Rodrigues, na Faculdade de Educação da
UFMG. As conferências terão transmissão ao vivo pela Radio Web FaE e também pelo canal do Projeto Pensar a Educação Pensar o
Brasil no YouTube. Outras informações no www.pensaraeducacao.com.br e pelo telefone
34095355. NAS ONDAS DA
EDUCAÇÃO Encerrando a Série de
entrevistas sobre as eleições, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 26 de
setembro vai discutir sobre a mobilização social e a experiência de voto dos
jovens. Por isso, vamos receber representantes do Fórum das Juventudes da Grande
BH. Segunda também tem a coluna Educação em Pauta, com o professor
Luciano Mendes,a Agenda da Educação, com os principais eventos da semana, a
coluna Pensando Bem e a sessão especial Educação e
Mídias. ENTREVISTA "Série Eleições: Escola
Integrada” - Professora Arminda Aparecida de Oliveira A Escola Integrada é
reconhecida por seu esforço em integrar o ambiente escolar com dispositivos e
realidades da cidade. Por isso, precisamos ficar atentos ao que os candidatos e
candidatas à Prefeitura e Câmara de Vereadores têm de propostas para essa área
da educação. Para saber melhor sobre o funcionamento e necessidades da Escola
Integrada, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebeu no dia 19 de setembro, a
gerente de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria
Municipal de Educação de Belo Horizonte, Arminda Aparecida de
Oliveira. CONVITE À
LEITURA Dona Ursula - Eliane
Marta Eu disse certa vez, que não procuro, acho. E assim foi com esse texto
abaixo reproduzido. Admirada por saber que o escritor Joaquim Manoel de Macedo
havia escrito um ANNO BIOGRAPHICO BRASILEIRO – 1876, destinado a ser apresentado
na Exposição Nacional de 1875, e escrito a pedido da Comissão Organizadora, fui
tomada de grande curiosidade. Folheando-o nesse excepcional instrumento de busca
na web, dei com primeiro verbete do volume três : 1º de Setembro D. Maria
Ursula de Abreu e Lancastro. EDUCAÇÃO EM DEBATE Blog Pensar a
Educação Durante a última semana o
Blog do Pensar a Educação publicou e compartilhou diversas reflexões sobre a
educação brasileira, a começar sobre O ocaso do PIBID, sobre as novas denuncias feitas pelo Fórum Nacional
PIBID após novas medidas que descaracterizam o programa. Além disso, também
foram discutidas a queda do portal do CNPq e o atraso
na publicação do Edital Universal do
órgão, que colocam em cheque os investimentos em infraestrutura e dificuldades
em realizar a transição entre governos. Sobre o ensino público no Brasil, o Blog
compartilhou um texto de autoria da Profa. Sara Rojo, na página Profs. UFMG pela
Democracia, no Facebook. E para finalizar a movimentada semana, A MP- do Ensino Médio, que se caracteriza como mais um duro golpe na
democracia. Série Golpe da coalizão PiG/PBBB no
Brasil (2016) em diálogo com O 18 Brumário de Luís Bonarparte (1852)
-
Desfecho Temerário - Matheus da Cruz e
Zica - EXCLUSIVO Nesse último texto, o
quarto da Série, estabeleceremos laços entre a figura de Michel (Fora) Temer e
Luís Bonaparte, golpistas de países e tempos distintos, mas com muitas
características em comum. A Reunião de Pais: farsa que vira
tragédia - Dalvit Greiner
- EXCLUSIVO Reunião de Pais na Escola
pública para mim parece uma piada. Deveria ser uma coisa séria. Muito séria, por
sinal, mas como ela sempre se repete, trimestralmente, a farsa vai virando
tragédia e vice-versa. Todos perdem oportunidades incríveis de melhorar a
escola. E quando digo todos, falo da secretária ou secretário de educação até o
estudante mais novo da rede de ensino. Mais promessas para a
educação? - Nelson Pretto Tempo de
eleição, tempo de promessas, muitas promessas. A educação sempre esteve no foco
das campanhas, demonstrando a importância da área. Mas isso não basta. Não
esperamos dos candidatos propostas com um profundo nível de detalhamento, mas,
sim, princípios que norteiem as ações futuras da governança no sentido de, a
partir do Plano Municipal de Educação, que é Lei, promover o seu aprofundamento
e, mais do que tudo, sua ampliação para resgatar o que lhe foi mutilado pela
ação conservadora da Câmara dos Vereadores de Salvador. Reforma de ensino médio do (des)
governo de turno: decreta-se uma escola para os ricos e outra para os
pobres - Anped Uma reforma que
retrocede ao obscurantismo de autores como Desttut de Tracy que defendia, ao
final do século XIX, ser da própria natureza e, portanto, independente da
vontade dos homens, a existência de uma escola rica em conhecimento, cultura,
etc., para os que tinham tempo de estudar e se destinavam a dirigir no futuro e
outra escola rápida, pragmática, para os que não tinham muito tempo para ficar
na escola e se destinavam (por natureza) ao duro ofício do
trabalho. Universidade e formação para o mundo:
o limiar entre a crítica e a especialidade - Boletim da
UFMG A conjugação do tripé ensino, pesquisa e extensão evoca a necessidade
dos departamentos e cursos de lidar com problemas de natureza não
departamentais, portanto, indutores da interdisciplinaridade.
"Educação pública e
democrática" - Educação em Pauta - Luciano Mendes de Faria
Filho Esta semana, na coluna "Educação em Pauta", o professor Luciano Mendes
de Faria Filho comentou sobre os desafios da democratização da educação no
Brasil contemporâneo. O professor também adiantou um pouco do que será debatido
no Congresso de Educação do Vale do Sapucaí no sul do estado de Minas. A coluna
foi gravada pelo Jornalista Vinicius Luiz para a Rádio UFMG
Educativa. "As ameaças da PEC 241" - Pensando Bem - Beatriz
Cerqueira Beatriz Cerqueira fala
sobre a Proposta de Emenda à Constituição número 241 de 2016. A proposta faz
parte de um pacote de reajuste fiscal e prevê, entre outras coisas, a
flexibilização da verba destinada à saúde e educação. Leia
mais. PLANOS DE
VISTA Educação Infantil e seus
debates - Carlos Henrique Tretel -
EXCLUSIVO Ouvindo pela Educativa UFMG
104,5 FM a roda de conversa em que foi entrevistada a professora Evangely
Albertini (ou Rodrigues?) no último dia 12, A Educação Infantil e as questões
municipais, , veio-me o desejo de ver
participando do bate-papo a Márcia e a Renata, professoras da rede de ensino
paulistana, que eu ouvira recentemente falar também sobre as conquistas e os
desafios postos à educação infantil, até para que chegássemos a uma avaliação
melhor sobre a situação em que se encontra essa etapa da educação básica nos
municípios de nossa região. ENTREMEMÓRIAS Samuel Graham: Memórias de um
missionário presbiteriano no centro-oeste do Brasil - Kamila Gusatti
Dias - EXCLUSIVO Registra-se que o referido
Instituto Samuel Graham dissemina seus princípios educacionais protestantes e é
importante destacar que, ao se “tentar” construir a história dessa instituição,
é mister constatar que todos os atores e coadjuvantes envolvidos tiveram uma
parcela de contribuição nesse enredo no panorama
histórico. PESQUISA
EDUCACIONAL FAGUNDES, Tatiana
Bezerra. Os conceitos de professor pesquisador
e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente. Revista Brasileira de Educação V.21, n.65, 2016 Este
artigo situa e problematiza a natureza dos conceitos de professor pesquisador e
professor reflexivo por meio da abordagem de estudo teórico-conceitual com o
objetivo de verificar como eles foram apropriados pelo campo da educação e
aplicados à formação e prática dos professores da educação básica. A partir
dessa discussão, busca-se elencar elementos que possam contribuir com a
(re)configuração do conceito de professor como pesquisador na
atualidade. CIÊNCIA E
TECNOLOGIA ONU destaca papel da ciência para
acabar com pobreza extrema e combater mudança climática - ONU O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon,
advertiu que um maior espaço para a ciência na tomada de decisão internacional é
essencial para acabar com a pobreza extrema e evitar a ameaça da mudança
climática — metas estabelecidas na Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável
e no Acordo de Paris. Leia mais. EDUCAÇÃO
PELO BRASIL Entrevista com a Professora Monica
Ribeiro da Silva (UFPR) sobre a Reformulação do Ensino Médio - ANPED News Colocar a reformulação do EM somente no
currículo é um reducionismo, uma simplificação. O currículo (que inclui o
ensino, pois currículo não é apenas o texto, a proposta curricular) é um
elemento fundamental, mas a ele precisam estar atreladas as demais condições já
mencionadas. Leia mais. PENSAR
INDICA Projeto Brasil é uma Organização
Não Governamental que busca dar transparência a questões importantes para os
eleitores brasileiros fazerem escolhas mais informadas sobre os candidatos aos
cargos eletivos majoritários - prefeitos, governadores e Presidente. Em 2016 o
Projeto Brasil está se expandindo e coloca à disposição dos cidadãos o site e
aplicativo Meu Voto, que permite que o eleitor avalie, conheça o histórico do
político e compare as propostas de todos os candidatos dos 15 municípios com
maior eleitorado do país. O internauta pode comparar as propostas dos políticos
por categorias, como educação, mobilidade urbana, saúde e segurança pública.
Além disso, há um extra para quem não tem um candidato preferido: um teste cego
permite avaliar uma determinada proposta sem saber qual candidato a
propôs. INDICAÇÃO DO
LEITOR Suzana dos
Santos - Conferência Internacional
Sul-Americana: Territorialidades e Humanidades Paula Cristina - Inscrições abertas para concursos na
Universidade Federal de São João del-Rei
Gyna Ávila
- IX Seminário do Cemef: Educação
Física, História e Memória – 15 anos de trajetória
OPINIÃO DO LEITOR Fabiane Gai Pereira em 18/09/2016
(CONVITE À LEITURA - Edição 136 - 16/09/2016 - Individualização,
autorreferencialidade e educação contemporânea/Roberto Rafael Dias da Silva) Interessante o uso do
texto do Papa Francisco, Prof. Roberto! É mais uma evidência de que a
individualização da sociedade é fato, e não opinião. E que tal fenômeno exige
reflexão crítica dos educadores.
TIRINHA Por Laerte Coutinho

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