Quem atua na Educação Infantil sabe que a recepção, a adaptação e o acolhimento dos pequenos nos primeiros dias de volta à escola são processos fundamentais para as vivências das crianças no ambiente escolar.
Por isso, compartilhamos conteúdos que podem ajudar professores e gestores nesse momento de acolhimento das crianças que chegarão ao espaço escolar – algumas pela primeira vez; outras, após mudarem de instituição; e uma parte que retoma após as férias.
Como planejar a recepção, o acolhimento e lidar com os primeiros dias
A adaptação das crianças não envolve regras restritas, ela precisa ser pensada de acordo com cada contexto. “É uma ação gradual em que a criança conhece outro espaço, outras pessoas e vai se experimentando para se reconhecer nesse novo ambiente”, explica a educadora Maíra Tangerino.
Desenvolver um olhar e uma escuta atenta é essencial
“Nesse período que envolve a volta à escola, estamos falando de (re)encontro e abertura, mas não devemos somente focar no ‘abrir as portas’ da escola, e sim, precisamos entender que a abertura aqui é no sentido de abrir-se para um olhar e uma escuta atentas aos pequenos”, escreve a colunista Paula Sestari.
Práticas de acolhimento para sua escola
Baixe nosso e-book com experiências, relatos e sugestões práticas que exemplificam caminhos para promover o acolhimento não apenas na Educação Infantil, mas também no Ensino Fundamental e entre professores e gestores.
Planos de atividade sobre acolhimento
Você ainda pode aproveitar planos de aula da plataforma digital Nova Escola relacionados ao acolhimento na Educação Infantil:
Nenhum comentário:
Postar um comentário