O mês de março trouxe ao Brasil uma conquista histórica com o filme Ainda Estou Aqui, que recebeu o Oscar de Melhor Filme Internacional. O longa retrata o drama de Eunice Paiva, esposa do ex-deputado Rubens Paiva, morto durante a ditadura militar no país. Coincidentemente, este mês também marca os 61 anos do Golpe Militar de 31 de março de 1964, que instaurou o regime autoritário no Brasil.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza a importância de abordar esse período nas escolas, incentivando que os alunos compreendam os processos que levaram à ditadura cívico-militar e reflitam sobre as violações dos direitos humanos, estabelecendo conexões com o presente.
Para auxiliar no seu planejamento sobre o tema, a Nova Escola preparou uma reportagem na qual professores de diferentes regiões do país compartilham materiais e estratégias para abordar o assunto em sala de aula. Além disso, selecionamos planos de aula e conteúdos do nosso acervo, inclusive, uma checagem sobre informações do período da ditadura.
Aproveite esses recursos para enriquecer suas aulas e promover debates significativos sobre a importância da memória histórica e da democracia.
1. Ditadura Militar: 9 recursos e atividades para trabalhar o tema
2. Ditadura Militar no Brasil: como abordar?
3. A Educação era melhor na época da ditadura?
4. 2 planos de aula sobre Ditadura
Para conferir outros conteúdos do jornalismo da NOVA ESCOLA, clique no botão abaixo
Nenhum comentário:
Postar um comentário